Connect with us

BRASIL

Entenda a importância da avaliação neuropsicológica infantil

Publicado

em

Entenda a importância da avaliação neuropsicológica infantil
Redação GPS

Entenda a importância da avaliação neuropsicológica infantil

A avaliação neuropsicológica infantil é essencial para identificar possíveis alterações no neurodesenvolvimento das crianças de forma precoce. Especialista da área, Camila Ferrari destacou a importância de compreender as funções cognitivas, emocionais e comportamentais das crianças, levando em consideração o ambiente em que estão inseridas.

“É fundamental entender a rotina, a dinâmica familiar e todos os cenários de desenvolvimento para um diagnóstico preciso”, ressaltou.

Segundo ela, a avaliação é indicada em diversos casos, como crianças com fatores de risco conhecidos, lesão cerebral adquirida, desenvolvimento atípico e necessidade de orientação familiar.

Além disso, a avaliação neuropsicológica permite monitorar a recuperação cognitiva e orientar os familiares sobre a melhor forma de apoiar a criança ao longo do desenvolvimento.

Camila orienta que a avaliação do desenvolvimento é indicada para bebês menores de três anos, com a possibilidade de iniciar a avaliação neuropsicológica a partir dessa idade.

O objetivo é acompanhar o desenvolvimento da criança ao longo do tempo, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Para estabelecer próximos passos, a especialista destaca a importância de compreender os objetivos a serem alcançados e o tempo necessário para isso.

“Uma boa avaliação neuropsicológica deve ajudar a família a entender quais os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados em seu filho, bem como nortear as intervenções que visam diminuir a lacuna de desenvolvimento evidenciada”, ponderou.

E quando essa avaliação é indicada? Camila Ferrari cita os principais:

  • Criança com fator de risco conhecido para o desenvolvimento, como por exemplo, as prematuras e aquelas que têm histórico na família de alterações do desenvolvimento cujas mães tiveram intercorrências significativas na gestação.
  • Crianças com lesão cerebral adquirida, ou seja, aquelas que tiveram traumatismo crânio encefálico, tumores cerebrais ou acidente vascular cerebral, por serem condições que têm alta possibilidade de trazerem danos cerebrais.
  • Crianças que estão evoluindo com desenvolvimento diferente do esperado, para mais ou para menos, considerando os marcos da idade.
  • Quando queremos comparar a criança com ela mesma, visando entender sua curva de aprendizagem e a presença de comorbidades.
  • Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
  • Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
  • Orientar os familiares sobre a melhor forma de ajudar a criança.

The post Entenda a importância da avaliação neuropsicológica infantil first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora