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MATO GROSSO

“Ensino de robótica torna aulas mais atrativas e permite desenvolvimento de habilidades criativas”, afirma secretário de Educação

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A tecnologia educacional na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso se mostrou uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo. Com a robótica educacional utilizada desde o primeiro semestre de 2022, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) estabeleceu em sala de aula uma abordagem inovadora, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho e da vida acadêmica.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os investimentos apenas em robótica educacional, que fazem parte do Programa de Educação Tecnológica da Seduc, já somam R$ 61 milhões.

“Impulsionada pelo crescimento do uso de tecnologia, a robótica educacional garante aos estudantes uma oportunidade para desenvolver suas habilidades criativas e, ao tornar as aulas mais atrativas, transforma o processo de ensino-aprendizagem visando os desafios futuros”, comentou.

Segundo ele, para os estudantes do Ensino Médio, a robótica se mostrou uma forma eficaz de despertar o protagonismo, o pensamento crítico, além de aumentar a capacidade da resolução de problemas entre os jovens.

“Toda a Rede tem acesso à plataforma digital, recebeu mais de 818 mil livros da Microkids para os estudantes e os professores foram capacitados. Além disso, mais de 34 mil estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II, de 102 escolas de 63 municípios, também utilizam o kit da SimRobótica”, destacou o secretário.

Para a professora Raquel Mazochin, da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, em Nova Brasilândia, a robótica contribui significativamente para o enriquecimento do processo educacional.

“Ela oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a aplicação na prática de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que, além de estimular o interesse por essas disciplinas, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais”, avaliou.

De acordo com a educadora, o envolvimento dos estudantes no processo de construção e programação de robôs, juntamente com o suporte educacional, cria um ambiente colaborativo e motivador.

“Isso prepara os estudantes para futuras oportunidades no campo da tecnologia, mas também os capacita a se tornarem pensadores críticos e inovadores em diversas áreas da vida”, relatou.

Para o estudante Uriel Francisco de Jesus Silva, do 3º ano, as aulas são de extrema importância para a vida futura. “Tenho a oportunidade de aprender programação e desenvolvimento de equipamentos tecnológicos. Isso me abriu um novo horizonte, sobretudo no campo profissional”, comentou.

Já o estudante Felipe Barbosa Mello, do 3º ano, destacou que o trabalho em equipe nas aulas de robótica é fundamental para o desenvolvimento. “Com foco e organização conseguimos executar o projeto e isso é muito importante, porque a tecnologia é o nosso futuro”.

O mesmo entendimento é compartilhado entre os estudantes Maria Eduarda Ferreira da Conceição e Rudson Henrique Santos Duarte. “A tecnologia faz parte de nossas vidas, em todas as situações”, comentaram.

Na avaliação de Cainã Godoy, gerente de projetos da SIM Inova, desenvolvedora do programa SimRobótica, os jovens da geração atual crescem imersos na cultura digital, e prepará-los para o futuro é essencial.

“A robótica educacional no Ensino Médio oferece uma oportunidade valiosa para estimular o aprendizado significativo, sabendo que essa geração costuma valorizar aquilo que gosta, em particular”.

Educação 10 Anos

Tecnologia no Ambiente Escolar é uma das 30 políticas educacionais do plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.

Além da robótica educacional, também são componentes desta política a Educação Makerspace, utilização pedagógica do Metaverso, STEAM – acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, TVs e Chromebooks na sala de aula, Escolas Vocacionadas à Tecnologia (EVOTEC) e conectividade.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Fonajude: ação social será realizada em Mato Grosso durante o 54º Fórum Nacional de Juizados

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Cuiabá, que entre os dias 27 e 29 de novembro será palco para o 54º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), irá sediar a primeira edição do Fonajude, uma ação social especial voltada para a melhoria da qualidade de vida e acesso a direitos e serviços sociais básicos das comunidades que recebem o Fórum.
 
Nesta primeira edição, a comissão organizadora do Fonajude escolheu abraçar as “Obras Sociais Seara de Luz”, uma instituição filantrópica fundada em 11 de maio de 2018 e que, desde então, vem promovendo transformações sociais. Essa instituição dedica-se à promoção de ações que defendem e efetivam os direitos socioassistenciais para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
Segundo a juíza Patrícia Ceni, representante do Judiciário mato-grossense na comissão organizadora da ação social, o Fonajude não apenas fortalece o Fórum Nacional dos Juizados Especiais, mas também promove a democratização e a justiça social, aspectos essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.
 
Conforme a magistrada, os inscritos no Fonaje são convidados a colaborar, seja por meio de contribuição voluntária, visitação ou simplesmente compartilhando esta causa com seus conhecidos. “Sua participação é fundamental. Juntos, podemos promover mudanças significativas, enraizar políticas sociais renovadas e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Vamos unir forças e mostrar que podemos construir um futuro melhor para todos.”
 
Também integram a Comissão os juízes(as) Ângelo Bianco (TJCE), Fernando Ganem (TJPR), Erick Linhares (TJRR), Márcia Mascarenhas (TJBA) e Beatriz Junqueira (TJMG).
 
Criação – A juíza Patrícia Ceni explica que a criação do Fonajude foi aprovada na última edição do Fonaje, realizada em Mato Grosso do Sul, em maio. “No primeiro momento, o nosso objetivo era a possibilidade de ajudar o Rio Grande do Sul com tudo aquilo que estava acontecendo. Colegas que estavam vindo e não podiam mais vir, toda a tragédia, a fome, as mortes, a ausência de alimentos, água, enfim, de absolutamente tudo. A iniciativa partiu justamente disso, da possibilidade de que, utilizando o Fonaje, que é um fórum nacional extremamente respeitado, formado por juízes de juizados do Brasil inteiro, nós pudéssemos ajudar os locais que vão sediar os dois encontros anuais que nós temos.”
 
A magistrada destacou que “Obras Sociais Seara de Luz” tem como uma de suas voluntárias a juíza Maria Rosi de Meira Borba, que é a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e juíza de um juizado especial, que é o Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá. “Todo mundo conhece as obras da Seara de Luz e conhece a dedicação da Maria Rosi. Através da inscrição, tem ali um link que explica um pouco do que se trata e conclama a todas as pessoas que fizerem a sua inscrição a doarem qualquer valor para a instituição”, explica.
 
“É a primeira edição, a gente quer que isso se estabilize, se fortaleça e que a partir daqui de Cuiabá, que vai ser o marco inicial, ele seja algo que cresça, assim como o Fonaje, e se torne referência nacional, porém na parte social. É uma forma de todos nós magistrados que integramos o sistema, que é um sistema que prima pela celeridade, pela simplicidade, pela informalidade, de ajudar as comunidades que nos recebem, e de alguma forma mudar a vida dessas comunidades, nem que seja através da doação de tempo de qualidade ou da doação de algum valor que possa ser empregado em um projeto muito maior.”
 
Chave Pix das Obras Sociais Seara de Luz:
 
34.305.618/0001-81
 
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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