Connect with us

BRASIL

Enem 2023: saiba o que levar e o que é proibido no dia da prova

Publicado

em

Primeira etapa do Enem acontece neste domingo (5)
nensuria / Freepik

Primeira etapa do Enem acontece neste domingo (5)

Neste sábado (4), estudantes de todo o Brasil se preparam para fazer a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontece neste domingo (5). Ao acertar os últimos detalhes, algumas dúvidas podem surgir em relação ao que levar no dia da prova.

Neste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

✅ O que é necessário levar para realizar o exame amanhã:

  • Documento oficial com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documentos digitais, como e-Título e CNH digital (capturas de tela não serão aceitas), e passaporte;
  • Caneta esferográfica preta de corpo transparente (a dica é que o aluno leve ao menos duas, caso uma delas falhe);
  • Cartão de confirmação de inscrição — não é obrigatório, mas é recomendado pelo Inep, já que o documento conta com as principais informações sobre a prova, como local e horário;
  • Lanche — o ideal é levar alimentos fáceis de comer e que deem energia durante a prova, como frutas, chocolates, castanhas e barrinhas de cereal;
  • Água em garrafa transparente — caso tenha rótulo, ele deve ser retirado, já que poderá ser vistoriado pelo fiscal na sala de aula;
  • Embora não sejam mais obrigatórios, álcool em gel e máscara de proteção contra a Covid-19 também serão permitidos.

Vestimenta: Como o candidato vai passar praticamente seis horas sentado, o recomendado é que o aluno use roupas confortáveis no dia do exame.

❌ O que não levar para a prova:

Todos os objetos que não são necessários para a realização da prova devem ser guardados dentro do envelope porta-objetos que o aluno receberá antes de entrar na sala de aula. Este envelope será lacrado e identificado, devendo ser mantido embaixo da carteira até a saída definitiva do local de prova.

Caso o fiscal encontre qualquer um dos artigos abaixo fora do envelope, o candidato pode ser eliminado:

  • Declaração de Comparecimento impressa;
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógio de qualquer tipo;
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova;

🚫 Atenção: é terminante proibido o porte de bebidas alcoólicas e uso de drogas ilícitas ou cigarros e derivados no local de prova.

📵 Desligue os eletrônicos: também é imprescindível que os candidatos desliguem todos os aparelhos eletrônicos, desde celulares a relógios, já que, caso eles emitam algum tipo de som, também podem levar à desclassificação.

Confira, abaixo, o calendário do Enem 2023 com as próximas datas:

  • 05 de novembro: prova de linguagens (português e língua estrangeira), ciências humanas e redação;
  • 12 de novembro: prova de ciências da natureza e matemática;
  • 24 de novembro: divulgação do gabarito;
  • 16 de janeiro de 2024: divulgação do resultado.

Quais os horários de aplicação (no horário de Brasília)?

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Fim das provas no primeiro dia: 19h;
  • Fim das provas no segundo dia: 18h30.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora