Connect with us

BRASIL

Enem 2023: Ditadura militar volta a ser abordada após três anos

Publicado

em

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ocorreu neste domingo (5)
Reprodução: Flipar

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ocorreu neste domingo (5)


No primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, que aconteceu neste domingo (5), os estudantes se depararam com questões que abordavam a ditadura militar, algo que não ocorria desde 2020, quando o presidente da República era Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Em 2019, durante o governo bolsonarista, foi criada uma comissão com o objetivo de determinar quais perguntas seriam incluídas ou removidas do exame. Esse grupo chegou a cogitar a substituição do termo “ditadura militar” por “regime militar” em algumas questões.

Com a mudança no governo e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as questões sobre a ditadura militar foram novamente incluídas no Enem.

Durante o primeiro dia de prova, os estudantes se depararam com questões que abordavam aspectos da ditadura, refletindo a revisão da abordagem do exame em relação a temas históricos e políticos.

Uma das questões apresentou o texto do jornalista Élio Gaspari, que discute o assassinato de Vladimir Herzog, vítima da opressão do regime militar.

Outro tema abordado no Enem foi a relação da ditadura com os sindicatos rurais, ressaltando as complexas interações políticas da época.

Os estudantes também se depararam com perguntas sobre machismo, mudança climática, aquecimento global, racismo, identidade indígena, história da Palestina, imigração de judeus ao Brasil, violência de gênero, entre outros assuntos.


Enem 2023

O primeiro dia de prova do Enem envolveu questões de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto o segundo dia, que acontecerá no próximo domingo (12), abordará questões de matemática e ciências da natureza.

O ENEM é uma das provas mais aguardadas e abrangentes do Brasil, abrindo portas para milhares de estudantes que buscam o acesso ao ensino superior. Em 2023, o número de inscritos cresceu em comparação com o ano anterior.

Neste ano, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o exame. No ano passado, o número foi de 3,4 milhões de pessoas.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora