A Enel comunicou que retomou por completo o fornecimento de energia elétrica no centro de São Paulo. A concessionária infornou que o serviço está normalizado na Santa Cecília, República e 25 de março , mas que por medida de precaução, anteve parte dos geradores na área para atender a eventuais necessidades.
Na nota enviada ao Portal iG por e-mail, a empresa justifica as constantes acorrências a “danos provocados em distintos circuitos subterrâneos, cuja reparação é complexa e demorada, dada as dificuldades e especificidades desse tipo de rede (galerias subterrâneas).”
No mesmo comunicado, a Enel ainda argumenta que a queda de energia do dia 21 de março nas regiões da Santa Cecília e 25 de março foi agravada “pelo excessivo consumo de energia associado às elevadas temperaturas.” [veja abaixo completa]
Os casos recentes de queda de energia na capital paulista motivaram o MP-TCU (Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas da União) a enviar representação para que a Corte investigue a atuação da Enel.
O pedido é para que seja apurada possível ineficiência na prestação de serviço da concessionária por causa das constantes interrupções. A representação é assinada pelo subprocurador-geral do MP-TCU, Lucas Furtado, e foi encaminhada ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas. Pede que, se a Corte comprovar irregularidades na atuação da concessionária, determine a e xtinção do contrato de concessão.
Veja a nota na íntegra
“ A Enel Distribuição São Paulo i nforma que restabeleceu o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço impactado pelo desligamento na região de Santa Cecília e República. Por medida de precaução, a empresa manteve parte dos geradores na área para atender a eventuais necessidades.
A companhia lamenta os transtornos causados em razão das ocorrências envolvendo a rede de distribuição subterrânea da companhia na região Central da cidade. Estas ocorrências iniciaram a partir de danos provocados em distintos circuitos subterrâneos, cuja reparação é complexa e demorada, dada as dificuldades e especificidades desse tipo de rede (galerias subterrâneas). Os circuitos que foram impactados localizam-se nas regiões de Higienópolis, Santa Cecília e 25 de Março.
No caso das regiões da 25 de Março e da Santa Cecília, a última ocorrência registrada no dia 21 foi agravada pelo excessivo consumo de energia associado às elevadas temperaturas, o que dificultou a recomposição das redes subterrâneas nessas regiões. O trabalho de recomposição de uma rede subterrânea em galerias é bastante complexo, pois envolve espaços confinados e exige redobrado cuidado com as condições de segurança para que os técnicos possam atuar”.
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.