Connect with us

BRASIL

Enel diz que fornecimento de energia está normalizado no centro de SP

Publicado

em

Comerciantes da região central de SP não conseguem manter suas mercadorias sem energia
Rovena Rosa / Agência Brasil

Comerciantes da região central de SP não conseguem manter suas mercadorias sem energia

A Enel comunicou que retomou por completo o fornecimento de energia elétrica no centro de São Paulo. A concessionária infornou que o serviço está normalizado na Santa Cecília, República e 25 de março , mas que por medida de precaução, anteve parte dos geradores na área para atender a eventuais necessidades.

Na nota enviada ao Portal iG por e-mail, a empresa justifica as constantes acorrências a “danos provocados em distintos circuitos subterrâneos, cuja reparação é complexa e demorada, dada as dificuldades e especificidades desse tipo de rede (galerias subterrâneas).”

No mesmo comunicado, a Enel ainda argumenta que a queda de energia do dia 21 de março nas regiões da Santa Cecília e 25 de março foi agravada “pelo excessivo consumo de energia associado às elevadas temperaturas.” [veja abaixo completa]

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


Enel no TCU

Os casos recentes de queda de energia na capital paulista motivaram o MP-TCU (Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas da União) a enviar representação para que a Corte investigue a atuação da Enel.

O pedido é para que seja apurada possível ineficiência na prestação de serviço da concessionária por causa das constantes interrupções. A representação é assinada pelo subprocurador-geral do MP-TCU, Lucas Furtado, e foi encaminhada ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas. Pede que, se a Corte comprovar irregularidades na atuação da concessionária, determine a e xtinção do contrato de concessão.


Veja a nota na íntegra

A Enel Distribuição São Paulo i nforma que restabeleceu o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço impactado pelo desligamento na região de Santa Cecília e República. Por medida de precaução, a empresa manteve parte dos geradores na área para atender a eventuais necessidades.

A companhia lamenta os transtornos causados em razão das ocorrências envolvendo a rede de distribuição subterrânea da companhia na região Central da cidade. Estas ocorrências iniciaram a partir de danos provocados em distintos circuitos subterrâneos, cuja reparação é complexa e demorada, dada as dificuldades e especificidades desse tipo de rede (galerias subterrâneas). Os circuitos que foram impactados localizam-se nas regiões de Higienópolis, Santa Cecília e 25 de Março.

No caso das regiões da 25 de Março e da Santa Cecília, a última ocorrência registrada no dia 21 foi agravada pelo excessivo consumo de energia associado às elevadas temperaturas, o que dificultou a recomposição das redes subterrâneas nessas regiões. O trabalho de recomposição de uma rede subterrânea em galerias é bastante complexo, pois envolve espaços confinados e exige redobrado cuidado com as condições de segurança para que os técnicos possam atuar”.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora