No próximo dia 31, será realizado o Encontro Intersetorial da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Fórum de Juína (a 735 km de Cuiabá), com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Poder Judiciário e organizado pelo juiz diretor do Fórum, Vagner Dupim Dias. O evento reunirá diversos interlocutores da Rede de Enfrentamento, como representantes de organizações não governamentais, do Conselho Municipal da Mulher, das Secretarias de Saúde e Assistência Social, vereadores e sociedade civil.
Segundo o magistrado, que também responde pela Vara de Violência Doméstica e Familiar de Juína, o objetivo do encontro é discutir temas relevantes, como: o que é a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar; a sua importância; onde está prevista na legislação; como ela deve ser formada; e qual é o objetivo da Rede. Além disso, durante o evento, serão coletadas assinaturas para a criação de um protocolo de enfrentamento da violência contra a mulher no município.
A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é uma importante iniciativa que tem como objetivo garantir a proteção das mulheres que sofrem violência doméstica e familiar. É importante destacar que a Rede é prevista na legislação e sua formação é fundamental para que as políticas públicas e as ações de proteção às mulheres sejam efetivas.
Dessa forma, o encontro será uma oportunidade para que os diversos atores envolvidos na discussão do tema possam debater e compartilhar experiências, bem como contribuir para a criação de políticas públicas efetivas para o enfrentamento à violência contra a mulher.
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT