Será realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o E-Lab 65/66. O evento reunirá especialistas e gestores públicos para debates sobre inovações e soluções tecnológicas aplicáveis ao setor público. A iniciativa busca ainda capacitar os servidores como laboratoristas e estimular a cultura de inovação dentro das instituições.
O evento é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal Regional Eleitoral. Terá formato híbrido e possibilitará a aproximação das instituições no que diz respeito à inovação e interações do ecossistema dentro de Mato Grosso.
Entre os resultados esperados, está o aprimoramento nas melhores práticas e ferramentas de inovação disponíveis para acelerar os processos de trabalho das instituições, além do debate sobre soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor público no estado que contemplem a agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS.
Conforme a programação, serão realizadas palestras, mesas de debate e pitchs (apresentações) no período matutino, no Espaço Gervásio Leite (localizado no Tribunal de Justiça), com transmissão pelos canais da instituição. Já no período vespertino as oficinas ocorrem na Escola dos Servidores do Poder Judiciário e serão 100% presenciais.
Foram convidados para o encontro o especialista em inovação pública e integrante da equipe de projetos do escritório da Agência Nacional de Aviação Civil, Rodrigo Narcizo; a gestora de Inovação Jurídica do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (ÍrisLab), Mariana Zonari; o professor do Departamento de Computação da UFC e coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab), José Macedo; o coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório de Minas Gerais (UAILab), juiz Rodrigo Faria e a juíza Aline Vieira Tomas, responsável pelo projeto Simplificar 5.0, de Legal Design e Inteligência Artificial, do TJGO.
E-LabMT – O Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (E-LabMP) foi instituído pelo Ato Administrativo n° 1.099/022-PGJ. Com políticas voltadas à melhoria de processos, estímulo ao desenvolvimento, à adoção de novas tecnologias, ao aprimoramento de práticas existentes e à difusão da cultura e das ferramentas de inovação, o Laboratório de Inovação vem atuando no desenvolvimento de alguns projetos.
Entre eles, a criação de métodos de comunicação (“Promotor virtual” ou “MP 100%”) e a presença em localidades onde o MPMT não está fisicamente. Outro projeto em desenvolvimento é a Transformação Digital dos processos administrativos, reduzindo tempo e esforço humano necessário para tarefas de rotina, como nomeação, documentação, publicação, criação de perfil de usuário pelo DTI, solicitação de diárias e folha de pagamento.
O laboratório também está atuando em apoio na criação e melhoria de fluxo de gestão de contratos do Departamento de Tecnologia da Informação, no mapeamento de fluxo, instrução de trabalho e manual de processos. Há também a criação do novo Centro de Apoio Operacional Ciber para suporte especializado em cibercrimes.
Fonte: Ministério Público MT – MT