Connect with us

Cuiabá

Encerramento do Programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um” contou com a presença de estudantes e a apresentação de trabalhos realizados este ano

Publicado

em

Diretores, coordenadores pedagógicos e professores de 10 unidades educacionais da rede pública municipal, assessores da Secretaria Municipal de Educação e de instituições parceiras participaram na tarde desta quarta-feira (27), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), do encerramento do Programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, edição 2024. Resultado da parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município (CGM), Secretaria Municipal de Educação e Instituto Mauricio de Souza, o programa tem como objetivo, despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados à ética e à cidadania.

Durante o evento, as unidades educacionais apresentaram alguns dos trabalhos realizados pelos estudantes e assessores fizeram um balanço das ações realizadas por meio do programa.

Criado em 2014 com a participação de 24 unidades educacionais, naquele ano o Programa envolveu 1.750 estudantes. Em 2017 alcançou 54 e em 2019 foram 29 escolas. Durante o período da pandemia do Covid-19, o Programa não aconteceu, sendo retomado em 2023 com a participação de cerca de 2.500 estudantes. Este ano, o Programa envolveu 3.180 estudantes e 314 profissionais de 10 escolas. Ao longo de 10 anos, o “Um Por Todos e Todos Por Um atendeu 23.168 estudantes.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu a participação e o comprometimento dos profissionais e parceiros e destacou os resultados positivos do Programa. “O sucesso da educação na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro se dá em razão do comprometimento dos profissionais da educação e dos investimentos realizados na pasta. O Programa “Um Por Todos e Todos Por Um”, é prova disso. Por meio de um material lúdico e atraente, o Programa trabalha a autoestima, a cidadania, a ética, a empatia, princípios fundamentais para garantir que o indivíduo exerça sua cidadania, alcance o pleno desenvolvimento”, disse Edilene Machado.

O auditor público interno e controlador geral do Município, Hélio Santos Souza salientou que o Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” é mais do que uma iniciativa sobre ética e cidadania — é uma experiência que transforma realidades. “Em 2024, vimos estudantes se tornarem protagonistas em suas escolas, exercendo na prática o que significa ser cidadão. Cada atividade, cada projeto desenvolvido, reforçou que a mudança começa com pequenas ações, e o impacto disso reflete em toda a comunidade. Neste fechamento, celebramos esses resultados com orgulho e renovamos o compromisso de construir, juntos, um futuro mais ético, participativo e responsável”.

O superintende da Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Daniel Gontijo Mota ressaltou a satisfação da instituição em participar de um Programa tão importante para a sociedade. “Nosso objetivo é entregar melhores serviços à sociedade visando uma melhor qualidade de vida. E para isso precisamos de uma sociedade que conheça esses valores – ética e cidadania – e, a melhor forma de fazermos isso é ensinando as nossas crianças. Sabemos da importância dessa ação para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, disse Daniel Gontijo Mota.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Nota oficial em resposta às recentes manifestações públicas sobre possíveis medidas interventivas na Saúde Pública

Publicado

em

Por

Em resposta às recentes manifestações públicas sobre possíveis medidas interventivas na Saúde Pública da capital, a Prefeitura de Cuiabá vem a público esclarecer:

É fundamental considerar o contexto em que tais acusações foram feitas. Vale ressaltar que o protocolo adotado para a regulação de pacientes, alterado durante a intervenção estadual de março a dezembro de 2023, excluiu da competência municipal a transferência de pacientes das UPAs e Policlínicas, ao contrário do que foi mencionado nas manifestações.

Em pouco mais de 30 dias, a gestão municipal será sucedida por uma nova administração, e uma equipe de transição já está devidamente instalada, trabalhando com total transparência e responsabilidade para garantir uma passagem de governo eficiente e democrática.

Neste momento, entendemos que seria mais acertivo que o Ministério Público, em parceria com o Governo do Estado, promovesse um diálogo construtivo, focado na busca por novos modelos de cooperação e parcerias que possam, de fato, beneficiar a população cuiabana e dos pacientes advindos de outros municípios, que corresponde a mais de 60% dos usuários SUS da saúde da capital;

A postura adotada desconsidera não apenas os esforços da atual gestão, que enfrentou desafios e adversidades com dedicação, mas também prejudica a preparação de uma base sólida para o futuro governo municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora