Connect with us

MATO GROSSO

Empreendedores participam de capacitação sobre como abrir o próprio negócio

Publicado

em

Participantes da capacitação “Circuito Empreenda Mais CDL” dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres, iniciaram a semana focados em buscar, na oportunidade, orientação especializada para abrir o próprio empreendimento e aprender como desenvolver um plano de negócio de sucesso. A região metropolitana e a cidade de Nobres foram as primeiras a receberem a capacitação, que é gratuita e pretende beneficiar 350 pessoas, alcançando mais municípios do interior do Estado. O circuito é oferecido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL). 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Alberto Miranda, relata que o empreendedor mato-grossense já possui algumas ferramentas que desburocratizam a abertura do próprio negócio e linhas de crédito através da Agência Desenvolve-MT. Para César Miranda, o curso gratuito é ainda mais uma ferramenta para fomentar esses novos empreendedores do Estado. 
 

“Estamos oferecendo aos empreendedores, não apenas a facilidade de abrir sua empresa, de obter incentivos fiscais sem burocracia e com isonomia, mas também oferecendo ferramentas e especializações. Esse projeto em parceria com a CDL mostra direcionamento para quem sonha em ter o próprio negócio e para quem deseja se destacar no mercado. Essas consultorias gratuitas personalizadas abrem mais portas de oportunidades, geram mais empregos e aumentam a renda desse empreendedor”, destacou o secretário.

De Várzea Grande, João Paulo Távora, de 42 anos, é um dos alunos que está focado em aprender a alavancar o próprio negócio. Ele tem uma empresa de instrumentos musicais. “Estou com novas ideias de abrir outros empreendimentos e infelizmente a gente abre um negócio para depois aprender. Agora quero fazer diferente: aprender e depois abrir um novo negócio. Eu estou com excelentes expectativas em relação ao curso”, afirmou João Paulo.
 

Com o filho pequeno nos braços, Sirlene dos Santos Valverde, conta que é cabeleireira, mas sonha em montar uma empresa voltada ao setor alimentício e que não quis perder a oportunidade de aprender mais sobre empreendedorismo. “Eu sou cabeleireira, mas quero montar algo na área de alimentação. A gente que é empreendedor sente uma dificuldade em trazer mais clientes, valorizar nosso trabalho e expor os produtos. Então, essa oportunidade é ótima para quem sonha tirar os planos profissionais do papel”, destacou Sirlene. 

O presidente da FCDL/MT, David Pintor, conta que as salas estão lotadas e revela que o empreendedor de Mato Grosso gosta de aprimorar o que já tem e é corajoso para tirar os sonhos da gaveta. “Estamos com ótimas expectativas quanto ao Circuito. Hoje foi dado só o primeiro passo e estamos muito orgulhosos de termos todas as salas lotadas. Isso mostra a vontade de cada participante em ser um empreendedor. São muitos os sonhos e percebemos nos participantes a vontade de realizá-los e estamos aqui junto com o Governo de Mato Grosso para contribuir nessas realizações. Ser empreendedor é desafiador, porém é esse desafio que nos move todos os dias”.

A meta é que, com o conhecimento adquirido, o empreendedor desenvolva ações de manutenção/abertura de negócios organizados e estruturados e conclua a capacitação, que tem a duração de cinco dias, com um plano de negócio em mãos pronto para ser colocado em prática. Nas próximas semanas, as capacitações seguem com novas turmas em mais cidades como Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste e Poconé. 
 

​A formação dos cursos segue a metodologia exclusiva By Necessity, elaborada pela Besouro Agência de Fomento Social, que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios de forma a ser executado após 11 etapas que somam 20 horas de capacitação. E, para fortalecer ainda o artesanato mato-grossense, o cronograma oferecerá nos dias 6 a 10 de março uma turma específica para artesãos locais, em Cuiabá.

Os interessados podem se inscrever pela internet www.circuitoempreendamaiscdl.com.br.


 

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Quebrando o silêncio e encorajando: “Se precisar, peça ajuda”

Publicado

em

Por

Falar sobre saúde mental é algo desafiador nos tempos que vivemos, mas precisamos quebrar o silêncio e abordar esse assunto. Quantas pessoas estão, neste momento, passando por agonia, sem saber por onde começar? Muitas questões estão acumuladas no subconsciente, transformando a vida em uma aflição, quando, na verdade, a vida é um presente, uma dádiva.

No Brasil, o mês de setembro passou a ser dedicado a essa discussão a partir de 2015, por diferentes entidades que buscam esclarecer a população sobre o tema, usando a cor amarela. Assim surgiu o “Setembro Amarelo”. No entanto, uma campanha internacional teve início nos Estados Unidos após a trágica morte do jovem norte-americano Mike Emme, que tinha 17 anos. A família e os amigos não perceberam que Mike precisava de ajuda, e ele acabou tirando a própria vida.

Recentemente, a família do jovem norte-americano concedeu uma entrevista a um veículo de comunicação e compartilhou a dor da perda, que nunca tem fim para a família e os amigos. Contudo, ao olharem para a mobilização gerada pela morte do filho e a compaixão em ajudar outras pessoas a enfrentar problemas semelhantes por meio das campanhas, o sentimento de dor se transformou em uma missão de ajudar o próximo.

Histórias como essa estão por toda parte. Como mãe, esposa e atualmente servindo à população como primeira-dama do Estado, tenho a responsabilidade de falar sobre o assunto. Quero encorajar as pessoas a olhar mais para o próximo. Não estou falando de cuidar da vida do outro, mas de tentar perceber sinais que podem estar atormentando aqueles ao nosso lado. Da mesma forma, encorajo as pessoas que estão passando por problemas a encontrar um porto seguro e conversar com alguém; esse é o primeiro passo. Os sintomas do suicídio são silenciosos, e o escape se dá com a depressão, e nem sempre conseguimos identificar esses sinais.

Especialistas alertam que a depressão é uma doença psicológica grave e frequentemente subestimada, que pode levar ao suicídio. Caracterizada por alterações de humor, às vezes uma pessoa que demonstra uma alegria constante pode estar escondendo uma dor; tristeza profunda; baixa autoestima e sensação de falta de perspectiva. A depressão pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, perdas pessoais, desilusão amorosa e abuso de substâncias.

A doença faz com que a pessoa se sinta envergonhada, rejeitada e solitária, e, devido à sua subestimação social, pode levar a pensamentos suicidas como uma forma de escapar das angústias. É crucial buscar acompanhamento profissional para o tratamento da depressão, o qual pode reduzir significativamente o risco de suicídio.

Se você está passando por um momento difícil, saiba que não está sozinho(a). Pedir ajuda é um ato de coragem. Converse com alguém de confiança, procure um profissional e, se precisar, ligue para o CVV: 188.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil, 12,6% dos homens, a cada 100 mil, em comparação com 5,4% das mulheres, a cada 100 mil, morrem devido ao suicídio. A única maneira de ajudar uma pessoa que está com pensamentos suicidas é o apoio de pessoas próximas e profissionais. Se precisar, peça ajuda; esse é o melhor caminho. Nem sempre conseguimos superar nossas fragilidades sozinhos. Além dos familiares e amigos, procure um profissional habilitado. O processo não é fácil, mas, com determinação e fé, a superação é uma questão de tempo.

Quem acompanha meu trabalho sabe que já passei por inúmeros desafios com minha saúde, momentos delicados. A única coisa que eu pensava era como superar algo que não dependia apenas de mim. Todas as doenças que enfrentei e a minha superação diária vão além da minha força de vontade. No meu caso, a fé em Deus, a minha família e a ajuda profissional foram primordiais, pois há momentos em que o corpo e a mente cansam. É nesse momento que precisamos ser humildes o suficiente para dizer: “Sim, eu preciso de ajuda”.

A vida é maravilhosa; a vida é um presente diário. “Se precisar, peça ajuda.”

Virginia Mendes é economista, mãe de três filhos, primeira-dama de MT e voluntária nas ações de Governo na área social por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora