Connect with us

MATO GROSSO

Empreendedores de MT selecionados em etapa estadual da Expo Favela participam de feira em SP

Publicado

em

Empreendedores de favelas de Mato Grosso irão representar o Estado neste final de semana na edição nacional da Expo Favela, em São Paulo. Essa é considerada a maior feira de negócios que reúne, exclusivamente, empreendedores e startups de comunidades de periferia, e é uma oportunidade para que expositores divulguem seus produtos e fomentem novos negócios.

A participação dos Mato-grossenses na feira, entre os dias 1º e 3 de dezembro, conta com apoio do Governo do Estado. A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) é a maior investidora do projeto desde a etapa estadual, realizada em julho em Cuiabá.

Os 10 empreendedores foram selecionados entre os 60 expositores da Expo Favela MT para participar da fase nacional; sendo eles: Anjos da Lata, Vôcontigo, Chioma Beleza da Natureza, Cuiabaneria, Artista Cientista, Reflorescer, Grupo Tibanaré, Dialektisch Fermentados, Geração Marker e Movimento Vambora.

O presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), Anderson Zanovello, destacou a importância do incentivo do Governo do Estado ao empreendedor das comunidades periféricas. “Esse projeto só aconteceu graças a importante parceria do Estado que através da Secel acredita no pequeno empreendedor e têm levado investimentos para nossas favelas e periferias”, afirmou.

O secretário Jefferson Carvalho Neves ressaltou que este é mais um momento de voltar os olhos do Brasil para Mato Grosso. “Ter os nossos empreendedores indo nos representar e se destacando em outras regiões do país, além de ser gratificante, é uma oportunidade de renda, experiência e troca de conhecimento”, declarou.

De todos os empreendedores que vão participar da Expo Favela em São Paulo, os 10 melhores serão convidados a participar de um reality show no programa É de Casa da Rede Globo.

A Expo Favela Innovation Mato Grosso é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT, Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e MT Criativo, com patrocínio do Sebrae e outras parcerias.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora