“Com as linhas de crédito do Governo de Mato Grosso, conseguimos ampliar a nossa cozinha, comprar equipamentos e, com isso, aumentar a nossa capacidade de produção. Com o novo espaço o nosso faturamento aumentou em 30%”, destaca Maria Salete Paccini Salvador, proprietária da loja Doce de Vó, localizada em Arenápolis (234 km de Cuiabá).
A empreendedora começou a produzir ovos de chocolate artesanal há 16 anos e, com as linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), adquiriu novos equipamentos para a sua loja e, hoje, conta com um espaço físico para atendimento e consumo no local, em um ponto bem localizado na cidade.
Entre os diversos produtos artesanais já presentes no mercado, como os ovos de colher, ovos trufados, a loja traz como diferencial, este ano, o kit mini confeiteiro, o qual a criança pode montar o seu próprio ovo, que teve grande aceitação no mercado.
“Já conseguimos produzir 600 ovos artesanais, e queremos manter a meta do ano passado e alcançar R$ 30 mil em vendas nessa páscoa”, explica Maria Salete.
Durante o período da Páscoa (este ano, celebrado em 09 de abril) é quando o mercado no ramo de chocolates é aquecido, já que as lojas especializadas oferecem diversas opções para o consumo. E é nesse período que empreendedoras do ramo artesanal também veem a oportunidade para fomentar o seu negócio.
Como é o caso da empreendedora Alessandra Cristina Silva de Amorim, que através da sua paixão pela confeitaria começou a produzir ovos de páscoa para ganhar uma renda extra, e hoje a tem como sua única fonte de renda.
Atualmente, a loja Doçuras da Cris faz atendimentos de forma on-line. Com as linhas de crédito, Alessandra adquiriu novos equipamentos e pretende, em breve, abrir um espaço físico para atender melhor os seus clientes.
“A Páscoa é um momento muito especial, através dos nossos ovos diferenciados temos conquistado cada vez mais clientes e a expectativa é de que esse ano o faturamento seja 40% maior do que foi em 2022”, afirma a empreendedora. ¿¿¿¿¿¿¿
Em Cuiabá, a empresa de doces e chocolates artesanais La Docica já comemora as vendas em 20% a mais do que no ano passado. Todo ano, a empresa cria um cardápio voltado para os produtos de páscoa, e outros itens inéditos de criação própria. Entre elas estão os ovos de colher decorado com diversos temas, especial para empresas contendo em sua personalização coelhinho lapidado, diversas cestas e box personalizáveis.
“O nosso diferencial está nas lembranças que os nossos produtos trazem através de embalagens lindas e exclusivas, sem contar com a qualidade dos produtos que se destaca diante da concorrência”, explica Daniela do Amaral Trita, proprietária da loja.
O modelo de negócio surgiu há 10 anos da união de duas irmãs que através dos dotes culinários de sua mãe, se encantaram pela confeitaria. De um lado estava Juliana, publicitária, apaixonada por vendas e empreendedorismo, e de outro estava Daniela, uma excelente Cakedesign, extremamente criativa e apaixonada pelo que faz.
A La Docica, uma das empresas pioneira no segmento, emprega, atualmente, 15 colaboradores. E foi com o crédito do Governo de Mato Grosso que aprimorou a instalação da sua cozinha e comprou novos equipamentos para melhorar a produção.
Para o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, o Estado vive um momento oportuno para o empreendedor. O resultado disso, pode ser observado na redução da complexidade para o registro de abertura de empresas.
“A formalização de empresas permitiu que os empreendedores buscassem por crédito para a expansão de seus negócios, as mulheres por exemplo, viram diante da crise uma possibilidade de renda extra, e melhoria dos seus negócios, destacando-se pela responsabilidade refletida no baixo índice de inadimplência”, explica o presidente.
Movimento da Economia no Estado
Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-MT, o consumidor pretende gastar mais neste ano, em média R$ 200,79, representando 20,89% a mais que no ano de 2022. Podendo movimentar a economia do Estado aproximadamente em R$ 343 milhões.
Neste ano, 53% dos mato-grossenses pretendem realizar compras para a data, e a maioria pretende comprar ovos, o que representa 56% deles. Como a maioria dos confeiteiros é formada por micro e pequenos empreendedores, cada compra efetuada valoriza a economia local.