Connect with us

Agronegócio

Empório Epamig funciona até sexta-feira em Belo Horizonte

Publicado

em

O Empório Epamig – Vitrine de Tecnologias –  que funciona na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, em Belo Horizonte, terá funcionamento especial nos dias 14 e 15/12 para atender aos interessados em adquirir produtos como vinhos e cafés neste fim de ano.

O Empório da Epamig comercializa produtos gourmet resultantes de tecnologias desenvolvidas pela empresa. Desde o mês de outubro, a unidade de Belo Horizonte está fechada em função de obras que vêm sendo realizadas no prédio Sede. Nesta oportunidade especial, serão ofertados cafés Ouro e Bronze, vinhos Syrah, Bordô e espumante.

Opções para presentes – A proximidade das festas de fim de ano faz crescer a procura por vinhos e espumantes para a harmonização na ceia e também como opção para presentes. No Empório Epamig, três opções serão oferecidas, a seguir listamos as principais características do vinhos Syrah e Bordô e do Espumante Nature e algumas possibilidades de combinação com alimentos, sugeridas pelo enólogo da Epamig, Lucas Amaral.

O vinho Syrah Epamig possui cor rubi bastante intensa e aromas finos e complexos, como frutas negras e vermelhas, notas de couro e tabaco. Em boca, apresenta taninos redondos, acidez marcante e boa estrutura. É um vinho com potencial de envelhecimento em garrafa. Harmoniza bem com carnes vermelhas, carnes de caça e massas com molhos bolonhesa. É indicado para acompanhar o prato principal do dia.

O vinho Bordô Epamig apresenta aroma característico de uva ou aframboesado e na boca apresenta boa acidez e corpo equilibrado. Possui cor rubi, com tons de violáceo. Pode ser apreciado sozinho ou acompanhado de algum aperitivo, como queijos artesanais.

O espumante é um verdadeiro coringa e pode ser harmonizado com queijos variados, entradas geladas ou quentes, massas, carnes gordurosas e carnes brancas. O produzido pela Epamig é um Blanc de Blanc, classificação dada aos vinhos feitos exclusivamente de uvas Chardonnay. A bebida se destaca pela maior cremosidade, perlage (bolhas) delicado e aromas de brioche e amanteigado.

O Empório Epamig funcionará de 9h às 15h, na Avenida José Cândido da Silveira, 1647, Bairro União. Dúvidas e informações adicionais podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3242-9722 (atende por WhatsApp).

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo

Agronegócio

Plantio de soja 2024/25 começa com atraso devido à seca no centro-oeste

Publicado

em

Por

O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil avança de forma lenta, impactado pela seca prolongada nas regiões centrais do país. Segundo especialistas do setor, os produtores estão aguardando a chegada de chuvas mais consistentes para acelerar os trabalhos, especialmente no Mato Grosso, o maior estado produtor de soja, onde o plantio tem sido fortemente afetado pelas condições climáticas adversas.

O total semeado, segundo estimativas divulgadas nesta sexta-feira (04.10), alcançou apenas 5,28% da área prevista para a soja foi plantada, um percentual significativamente menor em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o total semeado já atingia 10,08%. A média dos últimos cinco anos para essa etapa do plantio é de 8,87%, o que evidencia o atraso desta temporada.

No Paraná, onde as chuvas têm sido mais regulares, o cenário é mais otimista. O estado lidera o plantio nacional, com 26,4% da área já semeada. Esse número é bem superior à média histórica, o que tem ajudado a compensar, em parte, o lento avanço no centro-oeste.

De acordo com dados meteorológicos, as previsões indicam que até o dia 13 de outubro, algumas áreas do Mato Grosso devem receber cerca de 21 milímetros de chuva, um volume ainda abaixo do necessário para garantir um ritmo mais acelerado de plantio. Regiões de Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Goiás podem ter volumes de chuva um pouco mais generosos, o que pode contribuir para um avanço mais expressivo nas próximas semanas.

Apesar das preocupações com o clima seco e quente, a previsão de safra recorde de 165,03 milhões de toneladas de soja no Brasil permanece inalterada, segundo análises recentes. As atenções estão voltadas principalmente para os impactos desse atraso na semeadura sobre a segunda safra de culturas como milho e algodão, que dependem da colheita da soja para iniciar seu ciclo de plantio.

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora