O curso de Piscicultura para agricultores familiares foi realizado no município de São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste de Cuiabá), com o objetivo de auxiliar no cultivo e na produção de peixe. O curso aconteceu no laboratório de produção de alevinagem da Associação dos Produtores Rurais, localizada no Assentamento Rural Mãe Maria. O assunto de destaque foi a reprodução de alevinos e cruzamento de algumas espécies.
Durante o curso, foram abordados o trabalho de desova dos peixes e reprodução, construção correta dos viveiros, a qualidade da água, como alimentar os peixes sem desperdícios, espécies para cultivo, doenças nos animais e comercialização. Também foram repassadas informações sobre legislação ambiental, despesca e transporte dos peixes entre outros temas.
O engenheiro de pesca da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Enock Alves dos Santos, fala que a piscicultura pode render até 25% de lucro para os produtores rurais, mas é necessário receber orientações técnicas para começar na atividade. Ele destaca que vários fatores são importantes para o crescimento e sucesso da atividade, bem como: manejo, alimentação e nutrição de peixes, qualidade e oxigênio da água, temperatura, densidade por metro quadrado, controle no cultivo de alevinos e outros.
De acordo com Enock, o Estado de Mato Grosso tem uma produção de 50 mil toneladas de peixes por ano, cultivados em tanques, e que a implantação de um projeto de piscicultura na propriedade rural pode levar até oito meses. “Nosso clima é muito bom para o cultivo de peixe e em menos de um ano está pronto para o abate”, enfatiza.
Os produtores de São Félix já possuem uma estrutura para reprodução e estão se especializando na criação comercial de alevinos. O extensionista social e supervisor do escritório local da Empaer no município de Alto da Boa vista, Mário Cezar Barboza, acrescenta que a finalidade do curso foi reproduzir alevinos para comercializar nos municípios vizinhos. “Essa foi a primeira tentativa e com certeza, em breve, a Associação estará vendendo para os piscicultores da região”, enfatiza.
O curso contou com a participação de 15 agricultores familiares e foi realizado dos dias 22 a 25 de fevereiro.
Fonte: Governo MT – MT