Connect with us

Cuiabá

Emoção marca a premiação de unidades educacionais, professores e estudantes da rede pública municipal

Publicado

em

Cuiabá avança na educação. Três escolas da rede pública municipal de Cuiabá receberam prêmios por seu desempenho na alfabetização de estudantes até o 2° ano do Ensino Fundamental. O evento foi realizado na última terça-feira (2), no Ginásio Aecim Tocantins e o professor alfabetizador Israel José de Almeida e o estudante João Vitor Pereira de Souza também foram premiados. O reconhecimento foi feito pelo governo do Estado.

Entre as 80 escolas mais bem avaliadas no Índice de Desempenho Educacional na Alfabetização (IDEMT-Alfa) e no Sistema de Avaliação – Avalia MT durante o ano letivo de 2023, estão as EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo, Madre Marta Cerutti e Profª Tereza Lobo.

A coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone acompanhou a premiação e disse que os resultados são frutos de investimentos da atual gestão. “Os investimentos em formação continuada, material estruturado, kits pedagógicos e ambientes educacionais mais favoráveis à aprendizagem foram priorizados pela gestão Emanuel Pinheiro e estão transformando a educação cuiabana em uma referência nacional”, destacou ela.

Para os premiados o momento foi de muita emoção e reconhecimento por seus esforços. Os diretores das unidades educacionais destacaram o avanço da rede pública municipal, principalmente a partir da implementação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), em 2018. O programa focado no letramento e na alfabetização na 2ª e 3ª infância, é uma estratégia que garante e assegura a qualidade de ensino por meio da formação continuada dos profissionais, material estruturado para os estudantes e orientação aos pais.

Emocionado o diretor Vilson Messias Aguiar destacou o apoio da atual gestão aos profissionais da rede pública municipal. “Existe um esforço coletivo na rede pública municipal de educação. Com profissionais comprometidos que incentivam alunos e seus familiares, peças importantes nessa engrenagem, para obtenção de novos resultados. Esse prêmio é o reconhecimento desse trabalho na tarefa diária de melhoria da aprendizagem de nossos alunos”, disse o diretor Vilson Messias.

A diretora da EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, Maria Eunice Fernandes da Silva disse que premiação é um incentivo para que todos busquem cada vez mais, uma educação de qualidade. “Todos nós profissionais da educação, buscamos um único objetivo, um ensino de qualidade e, consolidar a alfabetização dos nossos estudantes, garantindo a eles o direito a uma aprendizagem significativa, fundamental para alcançarmos a excelência”, salientou.

A diretora Fernanda Vieira de Paula Lutterback, da EMEB Madre Marta Cerutti destacou a parceria entre a escola, a família e os profissionais. “Temos uma rede de apoio que contribui significativamente para o desenvolvimento dos estudantes. Esse prêmio reflete os excelentes resultados alcançados na Avaliação Somativa Estadual (Avalia MT), e fazem da EMEB Madre Marta Cerutti uma referência em ensino no estado de Mato Grosso”, ressaltou a diretora.

Muito emocionado, Israel José de Almeida falou sobre o papel do professor nesse processo. Ele integra um grupo de 14 alfabetizadores que foram reconhecidos com medalhas e viagens para a cidade de Sobral, no Ceará. “Sempre pensando no melhor para os estudantes, buscando meios que contribuam para seu aprendizado. Ser professor é dedicação, gostar do que faz, trabalhar com o coração, estar preparado pelo novo sempre, ser paciente, persistente, otimista, corajoso, ter objetivos claros, acreditar e mostrar o quanto esses estudantes são capazes”, disse ele.

O prêmio alfabetiza MT também reconheceu os resultados apresentados por 14 estudantes do 2º ano do ensino fundamental, que receberam medalhas e um videogame. O estudante João Vitor Pereira de Souza, que em 2023 era atendido na EMEB Liberdade foi um dos premiados. Acompanhado dos pais ele disse estar bastante feliz. “Como pais estamos orgulhosos”, disse a mãe Flaime Pereira Macena.

Acompanharam a premiação o diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio Alves Braga, coordenadores, assessores pedagógicos e profissionais das unidades premiadas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora