Pensando na praticidade e com objetivo de ampliar e agilizar a prestação de serviços, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde disponibiliza a consulta e a emissão de segunda via da conta de água e esgoto pela internet.
O sistema online traz mais comodidade e reduz o percentual de extravio das faturas, evitando custos com impressão e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente ao racionar o uso do papel.
A autarquia registra mensalmente cerca de 10 a 12 mil solicitações de segunda via de conta. No último mês foram 10.720, sendo 4.309 impressões e 6411 através do site. Para a impressão da segunda via, o usuário paga uma taxa no valor de R$ 2,00 pelo serviço.
Segundo o coordenador de divisão de arrecadação do Saae, Marcos Rubio, ao emitir a 2ª via pelo site, o contribuinte evita o deslocamento até à sede da autarquia. “A fatura solicitada pelo site tem a mesma validade daquela entregue nas casas ou emitidas diretamente na sede, no entanto, esta via online é uma opção que oferecemos para facilitar a vida da população”.
Para obter o documento é necessário acessar o site do Saae www.saae.lucasdorioverde.mt.gov.br e, na página principal, clicar no link “2ª via” (à direita da tela) e, logo após, digitar a matrícula do imóvel e o CPF do usuário. A conta pode ser paga em qualquer banco, casas lotéricas ou estabelecimentos credenciados. Uma solução rápida e prática para o consumidor.
Além da segunda via da conta, o site disponibiliza também opção para consulta de débitos anteriores de água, faturas quitadas, espelho de fatura, certidão negativa, simulação do valor da conta, previsão da próxima fatura, bem como lançamentos futuros.
Caso seja necessário, o cidadão pode se dirigir à sede da autarquia, na Rua Catuípe, nº 1889-E, bairro Rio Verde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 15h. Em caso de dúvidas, o telefone é o (65) 35497700.
Aviso de Corte
Implantado desde agosto de 2021, o Corte Amigo visa conscientizar a população luverdense para o pagamento em dia das contas, evitando o corte efetivo. Ação consiste na colocação de um adesivo de aviso, lacrando o registro da água, de modo que o próprio consumidor possa retirá-lo, sem prejuízo de abastecimento.
Após implantado o lacre com o comunicado de débito no registro do cavalete, é aberto um prazo de até 60 dias para a regularização, que deve ser feita pessoalmente na sede do Saae, localizada na Rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde. Caso o consumidor não regularize a situação no período estipulado, terá a interrupção efetiva do fornecimento de água com a realização do corte efetivo. Caso ele tenha feito o pagamento, basta entrar em contato com a autarquia para que o aviso seja desconsiderado.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT