Connect with us

MUNDO

Embaixador de Israel ataca ONU por condenar a evacuação de Gaza

Publicado

em

Gilad Erdan criticou ainda a inação da ONU em Gaza
Reprodução

Gilad Erdan criticou ainda a inação da ONU em Gaza

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, discursou sobre a crítica feita pela organização sobre a ordem de evacuação dado aos cidadãos que residem na Faixa de Gaza . Ele falou a público antes da reunião do Conselho de Segurança da organização, evento em que sobreviventes e parentes de mortos participaram.

A ONU afirma que mais de 400 mil pessoas já deixaram o território . O Secretário-geral da entidade, Antônio Gutierrez pediu ao governo israelense cuidado com civis e demonstrou preocupação com ataque no sul do Líbano, temendo uma catástrofe humanitária .

“Seguindo o anúncio de Israel sobre o aviso que foi dado aos residentes do nordeste de Gaza, recomendando eles temporariamente mudarem para o Sul de Gaza para mitigar os danos aos civis, a ONU deveria estar elogiando Israel por essas ações de precaução”, afirmou, destacando também a inação da Organização das Nações Unidas.

“Por anos, a ONU colocou sua cabeça na areia ao encarar o terror do Hamas crescer em Gaza, enquanto recursos e fundos foram colocados em Gaza e foram direto para o cofre dos Hamas. A ONU ficou calada quando o Hamas construiu túneis sob áreas residenciais. Quando escolas e hospitais viraram bases de lançamento de foguetes, a ONU ficou calada “, atacou Gilad.

“E agora que Israel está dando um aviso prévio para a população civil esvaziar Gaza, para evacuar áreas, valorizando vidas e minimizando a morte de civis, a ONU prefere condenar essas ações preventivas e novamente colocar pressão do lado que defende a civilização”, acusando a ONU de ser indiferente às mortes de 300 israelenses e ao direito de Israel se defender.

Segundo Gilad, esse será um dos temas principais do encontro de hoje do Conselho de Segurança da ONU.

Ele não nega que o Hamas foi eleito democraticamente, mas ressalta que “eles exploraram cada polegada para transformar Gaza na sua máquina de terror. Eles desviaram cada recurso humanitário para a guerra, eles arrancaram tubos de água do solo para transformar em lançadores de foguetes, eles doutrinaram suas crianças para odiar e promover o terror. Vimos milhares de cidadãos comemorando enquanto eles faziam paradas pelas ruas com corpos e mulheres que foram estupradas”.

Após o anúncio de evacuação, Israel já iniciou os ataques terrestres ao território . Antes, o país já havia afirmado que lançou seis mil bombas sobre a região. Algumas das principais ONGs do mundo denunciaram que o país teria usado fósforo branco , substância química capaz de provocar queimaduras e outros ferimentos, sendo considerada uma arma proibida pela Convenção de Genebra. Israel nega que utilizou municões com o composto .

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a ordem de deslocamento é uma sentença de morte para pacientes locais . A equipe do Médicos Sem Fronteiras (MSF) usou o Twitter/X para comunicar a dificuldade de evacuar os pacientes do hospital Al-Awda, um dos principais da região. Segundo publicação da conta oficial, as forças israelenses adiaram para sábado (14), 6h (horário local) e 0h de Brasília, o ultimato para evacuação da instalação . Alguns médicos foram contra a ordem e preferiram ficar em outros hospitais .

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora