Connect with us

Cuiabá

Emanuel Pinheiro entrega para a comunidade do Jardim União reforma geral da EMEB Prof. Lenine de Campos Póvoas

Publicado

em

Com a presença da comunidade, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou na noite desta segunda-feira (4), a 23º obra da sua gestão, na Educação. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Lenine de Campos Póvoas. A unidade localizada no bairro Jardim União, Regional Norte da Capital, atende 587 estudantes da Pré Escola e 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental e foi totalmente reformada, com investimentos próprios do Município.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que a reforma geral na unidade foi acelerada. Destacou que esta é uma gestão voltada para a população, em especial para aqueles que mais precisam do poder público, e que investe na qualidade de vida e numa educação pública de qualidade. “É uma era de transformação, de humanização, que vai com certeza deixar saudades, mas vai deixar um legado para as próximas gerações de políticos e de gestores da nossa cidade, em especial da educação pública municipal. Cuiabá se transformou numa referência nacional, a cada dois anos, superamos o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sem contar as grandes ações que vão marcar uma época como a entrega dos uniformes, do kit material escolar, os programas Climatizar é Humanizar e o Enxergar é Humanizar, criado pela primeira – dama, Márcia Pinheiro e tantos outros”, disse o gestor.

Emanuel Pinheiro elogiou o trabalho que vem sendo realizado no comando da pasta e pelos profissionais da rede pública. “O ritmo, a seriedade, a transparência, o amor por aquilo que faz e o comprometimento da secretária Municipal de Educação, Edilene Machado, contagia todos os profissionais, que fazem a diferença, que trabalham com entusiasmo e fazem por amor a causa, por amor ao ensino e a aprendizagem”, disse Emanuel Pinheiro.

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado falou sobre a interação entre a comunidade e a escola. “Este é um equipamento público que a comunidade usa para todos os eventos. Aqui temos uma quadra 100% reformada, todas as salas de aulas são climatizadas, e toda a unidade foi reformada com recursos próprios”, disse Edilene Machado. De acordo com a secretária,

Para a comunidade o momento foi de agradecer. Aida de Araújo Martins, uma das fundadoras e ainda atuando na unidade relembrou o início, quando cadastrou uma a uma as crianças da invasão que estavam fora da escola para que a escola pudesse ser criada no bairro. “Hoje estou muito satisfeita por essa obra tão bonita e valorosa, tão humanizada, que as nossas crianças estão recebendo. Ano que vem será a vez do meu bisneto”, contou ela emocionada.

Joana Antônia da Silva, mãe da Adriele Vitória Silva da Cruz, disse que a escola agora oferece conforto e segurança aos estudantes. “A reforma é importante para as crianças por conta da segurança, do bem estar e porque a escola é o lugar onde eles passam um bom tempo. E, ficou bonita, um ambiente aconchegante e um incentivo a mais, para que continuem estudando”, disse ela. Adriele disse que gostou de tudo. “Da minha sala, do parquinho, ficou muito bonita!”.

A diretora Juscineide Moraes Barbosa, há oito anos atuando na escola, disse que a reforma muda tudo para os estudantes e também para a comunidade. “Nossa comunidade é bem participativa e o sentimento é de gratidão, de valorização. Essa reforma muda a nossa vida em todos os aspectos e sentidos, nossos estudantes e nossos profissionais estão motivados. Estamos vivendo outra realidade”, disse a gestora.

Reforma geral

Na reforma geral a EMEB Prof. Lenine de Campos Póvoas ganhou uma nova cobertura, com telhas isotérmica, forro, instalações elétricas e padrão de entrada de energia. Novos gradis foram instalados nos muros, delimitações internas e rampas atendendo às normas vigentes de acessibilidade e segurança.

A unidade educacional ganhou novo pórtico de acesso, no padrão da gestão Emanuel Pinheiro, a cozinha foi totalmente reformada com duas despensas separadas, para secos e refrigerados. Os sanitários coletivos foram readequados e o piso em granilite de parte da escola reconstruído. Janelas e portas foram trocadas.

A escola ganhou nova pintura e as calçadas do pátio foram reconstruídas.

A obra possibilitou o redimensionamento e reorganização dos espaços das salas do setor administrativo. A quadra poliesportiva passou por manutenção e foram construídos novos abrigos de gás e de lixo. Os reservatórios de água foram trocados. A unidade educacional está totalmente climatizada com 20 novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar.

Os estudantes ganharam uma biblioteca totalmente reformulada e materiais pedagógicos e novos mobiliários.

O filho de Lenine Póvoas, Eduardo Póvoas, lembrou a dedicação de seu pai à educação e disse que se sentia honrado. “É uma honra participar deste momento. Estive três vezes nesta escola, na inauguração, quando vim trazer aos jovens uma parte da biblioteca de meu pai e agora. Quero cumprimentar o prefeito Emanuel Pinheiro, porque quando se trata uma escola com este carinho, estamos tratando da formação de jovens que serão o futuro deste país” disse ela.

Biografia

Lenine Póvoas foi deputado estadual por duas legislaturas, bacharel em Direito, atuou como professor titular de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso. Esteve em diversos cargos políticos, criou veículos de imprensa e se tornou sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da Academia Mato-grossense de Letras.

Participaram do evento, entre outros, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, o secretário de Governo, Wilton Coelho Pereira, profissionais da educação, lideranças políticas e comunitárias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora