Connect with us

Cuiabá

Emanuel entrega ponte de concreto e garante melhor qualidade de vida para mais de dez comunidades rurais

Publicado

em

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, neste sábado (03), a nova ponte de concreto sobre o Rio Aricazinho, na zona rural de Cuiabá. A estrutura de mobilidade urbana beneficia cerca de 5 mil famílias que residem nas mais de dez comunidades existentes na região. A inauguração faz parte da programação de celebração dos 304 anos da Capital.

O projeto de construção da ponte foi elaborado e coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Com 40 metros de extensão e 10,8 metros de largura, a estrutura possui pista dupla e espaço exclusivo para trânsito de pedestres e ciclistas, garantindo maior segurança a todos que passam diariamente pelo local.

“Somente os moradores da região sabem a importância dessa ponte. Uma obra fundamental para o pequeno produtor, para os moradores da região, para o transporte escolar, e para todos aqueles que dependem de uma boas condições na mobilidade urbana. Entregamos uma estrutura que garante um bom trânsito, com segurança, respeito e dignidade”, disse o prefeito.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou que o trabalho de levantamento da ponte durou exatos 242 dias e recebeu o investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões Ainda segundo ele, a nova estrutura resolve, de forma definitiva, um problema de mais de 40 anos da população da localidade.

“Estamos eliminando, definitivamente, toda insegurança e riscos que as pessoas corriam ao passar pela antiga ponte, principalmente no período chuvoso. Com toda certeza, pelo menos pelos próximos 100 anos não ouviremos relatos de problemas nessa ponte, pois estamos entregando uma obra de qualidade e bancada pela Prefeitura de Cuiabá”, contou Stopa.

O presidente das Associações Rurais de Cuiabá, Thiago Calaça Pedroso, relatou que a ponte beneficiará comunidades como Aricazinho, Rio dos Couro, Barreirinho, Raizama, 21 de Abril, entre outras. Enfatizou também que , além de promover o desenvolvimento regional, a entrega também acarretará melhorias em outras diversas áreas.

“Estamos, do fundo do coração, agradecidos por esse trabalho do Stopa e do prefeito Emanuel Pinheiro. Essa ponte vai trazer desenvolvimento para região, para a produção, melhora a área da saúde, e vai ajudar também as festas religiosas e os muitos eventos culturais que são realizados pelas comunidades”, finalizou Thiago.

Participaram da solenidade o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, os secretários de Governo, Wilton Coelho, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, além dos vereadores Dídimo Vovô, Rogério Varanda e Kássio Coelho. Também esteve presente o ex-presidente da Câmara Municicipal de Cuiabá, Misael Galvão, e lideranças comunitárias da região.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora