Connect with us

Cuiabá

Emanuel entrega maior CEIC de Cuiabá e destaca atendimento prioritário aos bairros mais distantes do centro

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na quarta-feira (10), a obra do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Clóvis Dias Ferreira, no bairro Vista da Chapada (região do Pedra 90). O chefe do Executivo Municipal destacou que a estrutura é a maior deste novo conceito de unidade de ensino criado pela gestão, resultando em mais 430 vagas disponíveis às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

“Entregamos o maior CEIC da capital do estado de Mato Grosso, que estava com obra parada quando assumimos a Prefeitura. Então, tudo isso é motivo de muito orgulho por todo o trabalho que foi realizado. E tudo feito com 100% de recursos municipais. É o dinheiro do povo sendo aplicado para ampliar a oferta de vagas na educação infantil e oportunizar melhores condições aos pais e mães trabalhadoras”, disse Emanuel.

O prefeito completou ainda que sua gestão trabalha tendo como princípio priorizar o atendimento e a aplicação de investimentos nas comunidades mais carentes de Cuiabá. “Muita gente não entende o porquê que estou sempre nos bairros mais distantes do centro. São nesses bairros que moram aqueles que mais precisam de mim como prefeito, que mais precisam dos serviços da Prefeitura”, ressaltou.

Para o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o CEIC Clóvis Dias Ferreira é mais uma obra que comprova a qualidade das ações realizadas pela Administração Municipal. “Nossa gestão sempre coloca o que há de melhor para atender aqueles que precisam. Aqui não foi diferente. Temos mais uma estrutura que é modelo e não perde para nenhuma escola particular”, afirmou Stopa.

A secretária de Educação, Edilene de Souza Machado, enfatizou que a entrega do novo CEIC fortalece ainda mais o ensino infantil de Cuiabá. “É uma obra que vem para somar com todas as demais. Então, peço que os vizinhos ajudem a cuidar. Nós vamos ter segurança, vigilância eletrônica, todo mobiliário já está comprado e pronto para ser utilizado, mas precisamos também da colaboração da população”, pontuou a secretária.

ESTRUTURA

O CEIC foi construído do zero e conta com 11 salas de atividades, amplos espaços de refeitório, pátio cobertos, solários cobertos para proteção das crianças contra a insolação excessiva e, seu forro é modular em Grypex, garantindo uma maior praticidade na manutenção. A unidade é totalmente acessível e adequada às exigências de prevenção quanto a incêndio e pânico.

Possui quatro sanitários coletivos infantis (com espaços exclusivos para banho), sala de amamentação e lactário, dois amplos fraldários (com espaços para banho), dois sanitários acessíveis independentes e dois vestiários para os funcionários. O CEIC conta com parquinho, estacionamento frontal e para carga e descarga, e área de serviços segregada do restante da unidade.

Também participaram da solenidade de entrega o secretário de Governo, Wilton Coelho, a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, os vereadores Dídimo Vovô, Cezinha Nascimento, a suplente Baixinha Giraldelli, e familiares do homenageado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora