Connect with us

Cuiabá

Emanuel assina permissão de uso de terreno público por sindicato da Semob, que servirá também para ações sociais

Publicado

em

Prefeito Emanuel Pinheiro autorizou nesta semana, por meio de assinatura de um termo de permissão de uso, que o Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte da Capital (Sinattrac) utilize de um terreno público localizado no bairro Jardim Buriti para construção da sede do sindicato. Conforme o presidente da instituição, Ademir de Arruda e Silva, o local servirá para realização de debates de interesses da categoria, aplicação de cursos, lazer e também ofertará ações sociais junto à comunidade.

“Os agentes merecem. A Semob tem um trabalho que tem que ser valorizado, porque quando a pessoa sai da sua casa e abre o portão, já está exposta à mobilidade urbana, seja a pé, carro, moto, transporte público ou outro meio. Quero parabenizar aqui, o secretário de Mobilidade Juares Samaniego, amigo e companheiro, que está realizando um grande trabalho na nossa cidade. E essa permissão de uso de um terreno público por uma categoria que a gente confia, pois esse terreno vai ser ocupado para eventos e ações e também para o bem social. Cuiabá tem áreas que têm que ser entregues aos movimentos organizados da sociedade para que cuidem e apliquem o social. E hoje, o Ademir, representante do sindicato, é um grande parceiro da nossa gestão e pode ter certeza, todos os compromissos com a categoria serão honrados e cumpridos. Essa permissão de uso foi uma luta do secretário Juares, do vereador Paulo Henrique, Ademir e demais equipe da pasta”, ressaltou o prefeito.

Conforme o presidente do Sinattrac, Ademir de Arruda, a ideia é construir um Campo de futebol, tatame para lutas e uma cidade mirim, onde as escolas poderão levar seus alunos para aprender sobre trânsito. Esta última ideia será realizada em conjunto com a coordenadoria de educação para o trânsito da Semob. Um dos nossos sonhos quando tomamos posse na Semob, era ter um local para receber a família, parceiros e ter uma sede administrativa do sindicato para realização de festas e eventos comemorativos da Secretaria de Mobilidade Urbana, ou seja, ter o nosso espaço. Quando precisávamos de realizar os eventos da categoria nós temos que recorrer aos parceiros, que graça a Deus nos atenderam prontamente, parceiros como os Agentes de Regulação e Fiscalização, os Oficiais da Polícia Militar, Acrimat dentre outros. Somos muito gratos pela parceria”, comentou o representante da classe.

Secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, conta que a pasta sempre desenvolve ações sociais com arrecadações de alimentos em eventos do pedal e festas da instituição, além de contemplar as crianças em ações voltadas a elas e em prol das pessoas em vulnerabilidade social. “É um imenso prazer para mim como secretário fazer parte desta grande equipe e deste ato que vai beneficiar não somente a categoria, mas também a população daquele bairro onde será instalado o sindicato. Quero que contem comigo para realização deste grande sonho da categoria”, disse.

Estiveram presentes no ato: o vereador Luis Cláudio, vereador Paulo Henrique, secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, Renivaldo Nascimento, adjunto da Semob, Ewerton Rodrigo Souza Silva e o diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora