Paris, a cidade-luz, está ainda mais iluminada com a presença dos Jogos Olímpicos. Clayton Camargos, nutricionista e especialista do GPS | Brasília , está na capital francesa para assistir às competições e aproveitou para compartilhar suas dicas preciosas para quem deseja explorar a França.
Conhecido por suas orientações de saúde e bem-estar, Clayton agora mostra que também entende muito de viagens, combinando seu amor pela culinária com uma paixão por explorar o mundo.
Passagem pelas Olimpíadas
Clayton está em Paris acompanhado de seu marido, Caio Mendonça, que já morou na cidade. “É a 20ª vez que viemos juntos a Paris. Caio fez residência aqui e temos uma relação muito próxima com a cidade”, contou Clayton.
Eles estão na cidade desde terça-feira (23) e ficarão até domingo (28), quando seguirão para Portugal. Clayton e Caio assistiram à abertura dos Jogos no Quai de Seine, às margens do rio Sena. “Foi tudo muito bem organizado, com uma fila longa devido à segurança reforçada na cidade”, relatou.
Clayton recomenda diversos restaurantes em Paris que valem a visita. O Kong, localizado próximo ao shopping La Samaritaine, oferece uma vista deslumbrante da cidade com sua cúpula de vidro. Para quem deseja uma experiência no Louvre, o Loulou é uma ótima opção, permitindo desfrutar de uma refeição enquanto explora o museu.
No bairro Marais, o Le Trésor serve pratos tradicionais como escargot e confit de canard, representando a cozinha do sudoeste francês. Outra excelente escolha é o Bonnie, na cobertura do hotel SO/ Paris, que oferece uma vista panorâmica de 360 graus de Paris.
Locomoção na Cidade
Com a segurança reforçada e diversas áreas fechadas devido às competições, o melhor meio de transporte em Paris atualmente é o metrô. “A cidade está sendo usada para as provas, então setores são fechados, dificultando a locomoção. O metrô é a melhor opção”, explicou Clayton.
Passeios imperdíveis
Mesmo com a agitação das Olimpíadas, Clayton destaca alguns passeios imperdíveis em Paris. O Louvre, que está com uma nova experiência de exposição do mundo invertido, é um destino que vale a pena conferir. O Instituto do Mundo Árabe, sempre com exposições incríveis, oferece dois passeios em um. Além disso, fazer um passeio pelo palácio de Versailles e assistir às provas de hipismo que acontecem lá é uma experiência única e memorável.
Hospedagem ideal
Clayton recomenda hospedar-se em Marais, uma região viva e cheia de charme. “A Plaza de Vosges e a região da République são excelentes opções. Para quem quer uma experiência mais monumental, a área central próxima à Concorde e a região da Torre Eiffel são ótimas escolhas”, sugeriu.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.