Connect with us

MATO GROSSO

Em parceria com a Sema, Programa REM MT e Instituto Florestal Tropical lançam série de vídeos educativos sobre manejo sustentável de florestas

Publicado

em

O Programa REDD Early Movers (REM MT) e o Instituto Floresta Tropical (IFT), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), realizam o lançamento de quatro vídeos educativos sobre boas práticas em Manejo Florestal Sustentável.

Os produtos audiovisuais abordam, de forma didática, todas as etapas do manejo florestal – do planejamento à execução. Os vídeos apresentam boas práticas na extração madeireira para mostrar como é possível conciliar o ganho econômico com a conservação florestal, além de discutir conceitos fundamentais para o planejamento do licenciamento da atividade.

O Manejo Florestal Sustentável é um conjunto de práticas adotadas na gestão de florestas com o objetivo de assegurar a conservação e o uso racional dos recursos naturais. Dentro dessas práticas, a adoção de técnicas de Exploração de Impacto Reduzido (EIR) é um tipo de exploração que se contrapõe às práticas de exploração convencional, tida como predatória.

Para o analista ambiental da Sema e engenheiro florestal do Programa REM MT, Marcos Antônio Camargo Ferreira, a atividade de manejo florestal sustentável é um dos principais componentes dos esforços para mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas e compõe o documento Trajetória de Descarbonização de Mato Grosso, que é baseado no conceito AFOLU (sigla em inglês para Agricultura, Florestas e outros Usos da Terra).

“Essa ação do Programa REM MT contribui com os esforços do Estado em ampliar a área sob manejo florestal sustentável, alcançando 6 milhões de hectares até 2030 e incrementar, até o ano de 2050, mais de 2,3 milhões de hectares de áreas sob regime de manejo, com o objetivo de contribuir com a manutenção do ativo florestal, com incentivos socioeconômicos à conservação, por meio do Manejo florestal sustentável. Por fim, essa ação ainda contribui com os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 13 e 15, que tratam das ações urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, além de promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e gerir as florestas de forma sustentável”, apontou.

A Exploração de Impactos Reduzidos é essencial para extrair recursos naturais sem comprometer a floresta em pé e envolve práticas minimamente invasivas, planejamento detalhado, tecnologia apropriada, mão de obra capacitada e a proteção dos habitats sensíveis.

Etapas do vídeo

O conteúdo é dividido em três etapas principais, que oferecem a capacitação de profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor florestal, além de fornecer um material com informações para práticas de manejo sustentável e preservação dos recursos florestais.

Na Etapa Pré-Exploratória, o vídeo tem o foco nas operações que antecedem a exploração. Nessa fase, ocorre o planejamento e a construção das infraestruturas necessárias, como os pátios de toras, acampamentos, pontes, bueiros, considerando o tipo de vegetação, as áreas de escoamento da água, o relevo e o solo.

Na Etapa Exploratória, o vídeo apresenta as operações diretamente ligadas à extração madeireira, abordando técnicas de corte direcional das árvores visando diminuir os desperdícios de madeira, danos às árvores remanescentes e evitar acidentes.

Já na Etapa Pós-Exploratória, o vídeo apresenta um panorama das atividades que ocorrem após a exploração, para garantir a manutenção das infraestruturas gerais e da capacidade produtiva da floresta para o próximo ciclo de produção.

Assista aos quatro vídeos da série no canal do YouTube do Programa REM: https://www.youtube.com/@programaremmt/videos.

Conheça o Programa REM

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

*Com informações assessoria Programa REM

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Natal Solidário distribui 5.208 presentes em São Félix do Araguaia

Publicado

em

Por

A Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia (a 1.200km de Cuiabá), em parceria com o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Conselho Tutelar e Conselho de Segurança do município, organizou a distribuição de 5.208 presentes para as crianças matriculadas na rede de ensino das quatro cidades que compõe a comarca (São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio). Os presentes foram adquiridos com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora