O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma nova gafe ao confundir a ex-chanceler alemã Angela Merkel com seu antecessor Helmut Kohl, falecido em 2017.
O novo deslize do democrata ocorreu pouco tempo depois de ter feito uma outra confusão.
Em uma recepção em Nova York, que arrecadou fundos para sua candidatura à reeleição, Biden mencionou erroneamente uma conversa que teve com Merkel em 2021 como tendo ocorrida com Kohl.
“Quando fui eleito presidente, fui a uma reunião do G7 com os sete chefes de Estado da Europa e da Grã-Bretanha. Me sentei e disse: ‘Bem, os Estados Unidos estão de volta’, e o presidente da França olhou para mim e questionou: ‘Por quanto tempo?’.
Então Helmut Kohl, da Alemanha e disse: ‘O que o senhor diria, sr. presidente, se pegasse o London Times amanhã de manhã e soubesse que mil pessoas haviam arrombado as portas do Parlamento britânico e matado algumas pelo caminho'”, disse o mandatário de 81 anos.
Biden já cometeu dois deslizes em 24 horas e eles não passaram despercebidos, pois os eleitores republicanos vêm usando isso nas redes sociais para criticar o atual chefe de Estado.