Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 15 quilos de Skunk, conhecido como supermaconha, em dois ônibus, nesta quinta-feira (28). As apreensões bem-sucedidas contaram com o auxílio dos nossos cães farejadores Xica, Ector e Lady.
Ambas ocorrências foram na cidade de Cuiabá (MT) em transporte rodoviário coletivo. A primeira foi por volta do meio dia , quando a equipe se deslocou para atender a uma denúncia de que haviam despachado encomendas contendo entorpecentes em seu interior, provenientes da cidade de Rio Branco (AC).
Ao verificar que havia várias caixas com encomendas , foi necessário o auxílio dos cães farejadores para identificar a caixa com entorpecentes. Os cães sinalizaram duas caixas . Nas embalagens, foram encontrados 5.400g de skunk e aproximadamente 100g de haxixe. Os nomes do destinatário e remetente foram encaminhados à Polícia Judiciária para proceder à investigação. O destino da droga era a cidade de Goiânia (GO).
A segunda ocorrência iniciou-se aproximadamente às 19horas, durante a fiscalização com o uso dos cães. Um coletivo foi abordado e iniciou-se a fiscalização das bagagens. Os cães sinalizaram uma mala, ao abri-la, foram encontrados 10.600g de skunk.
A mala pertencia a uma mulher grávida de 8 meses, que afirmou que receberia uma quantia em dinheiro para levar a mala até o estado de Goiás.
Vale ressaltar o aumento exponencial da apreensão dessa droga em Mato Grosso. No ano de 2022, foram apreendidos pouco mais de 33 quilos de skunk; já em 2023, foram mais de meia tonelada, representando um aumento de quase 20 vezes.
Fonte: PRF – MT