Quatro adultos foram presos e um adolescente apreendido pela Polícia Civil, em Pontes e Lacerda nesta terça-feira (12.09), pelos crimes de tentativa de homicídio, posse irregular de munição, porte de arma de fogo, tráfico de drogas e associação criminosa. Durante a ação policial, as equipes policiais apreenderam 17 tabletes de maconha, 11 porções de cloridrato de cocaína e dinheiro utilizado no comércio de entorpecentes.
As diligências iniciaram após a Delegacia de Pontes e Lacerda registrar uma tentativa de homicídio ocorrida em um bar, no bairro Altos da Glória. Na manhã de terça-feira foi cumprido mandado de busca e apreensão com o objetivo de localizar armas de fogo e entorpecentes que poderiam estar armazenados no estabelecimento. No local foram encontrados os pacotes de drogas e o dinheiro e o proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Tentativa de homicídio
Em continuidade às investigações sobre a tentativa de homicídio, os policiais civis conseguiram localizar os envolvidos no crime, no bairro Morada da Serra. Com um dos investigados foram apreendidas sete munições de calibres 38 e 32, além de porções de pasta base e de cloridrato de cocaína.
Na segunda-feira, 11 de setembro, ocorreu uma briga seguida de disparos de arma de fogo em um bar, nas proximidades de um lacticínio de Pontes e Lacerda. Policiais militares foram acionados e encontraram a vítima, de 26 anos, caída no chão. O rapaz foi socorrido ao Hospital Vale do Guaporé e relatou que foi ao bar com um amigo e depois de pedir uma bebida, uma pessoa se aproximou e roubou seu aparelho celular e tentou pegar a chave da motocicleta.
A vítima reagiu e entrou em luta corporal com o suspeito, que sacou uma arma e fez dois disparos. O suspeito estava em companhia de outras três pessoas que, após os disparos, começaram a agredir a vítima com um pedaço de madeira que conseguiu escapar e pedir ajuda. O rapaz agredido teve os dois braços fraturados.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.