Connect with us

Sorriso

Em dia de campo, ACEs encontram grande quantidade lixo descartado em locais inadequados

Publicado

em

Lixo. Muito lixo acumulado em construções; lixo descartado em terrenos baldios; lixo descartado ao lado do Ecoponto do bairro; larvas em piscinas; água parada. Descrevendo assim, parece o roteiro ideal para gravar um vídeo sobre os perigos do Aedes aegypti. Só que esse cenário é real e foi encontrado nesta manhã, 29 de fevereiro, pelos agentes de combate a endemias (ACEs) ao percorrer os bairros Vila Romana, Florais da Mata e Copenhagen.

Desde o início desta quinta-feira, as equipes visitam os três bairros para orientações e identificação de pontos com descarte indevido de lixo. “Nosso trabalho hoje é um alerta: o lixo precisa ser descartado em local correto, não é só o perigo da proliferação do Aedes aegypti que o lixo esconde, há o perigo de vários outros animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões, ratos e, ainda é preciso lembrar que o acúmulo de lixo também é local de esconderijo para criminosos”, frisa a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno.

A coordenadora destaca que ontem, 28 de fevereiro, o Município divulgou dados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 – que consiste na avaliação rápida por amostragem da quantidade de imóveis com a presença do vetor, realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Na média geral, Sorriso registrou índice de infestação de 5% para o Aedes aegypti. No bairro Vila Romana – um dos pontos visitados hoje, o índice ficou em 6,3%. Ontem, o mesmo trabalho foi realizado na região do bairro Estrela do Sul que está com índice de 7%. Confira aqui o LIRAa divulgado ontem.

Segundo Claudete, o Município está em alerta constante, mesmo com o baixo registros de casos de dengue: são 35 registros de dengue desde o início do ano e um de Chikungunya. Vale lembrar que além da dengue o Aedes aegypti é transmissor de outras enfermidades como a Chikungunya, Zika Vírus, febre amarela urbana e também pode esconder mosquitos da família Haemagogus, que transmitem a Febre Mayaro – surto enfrentado por algumas regiões do Amazonas.

Mais lixo em local inapropriado

A situação vivenciada pelos ACEs nesta manhã, também foi testemunhada pelo secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi, no último dia 22 de fevereiro. Ao passar pela Avenida Brescansin, no bairro Parque Universitário, o secretário se deparou com uma grande quantidade de lixo descartada em local inapropriado. “Eram muitas caixas de papelão, muito material descartado em um terreno baldio, em meio à vegetação que inclusive poderia pegar fogo”, explica. Para eliminar o perigo, o secretário recolheu o material e levou até a Central de Triagem de Resíduos Recicláveis do Município.

“Todo material que recolhi naquele dia era reciclável e a Prefeitura oferece coleta semanal de material reciclável em mais de 75% da área urbana: nesses casos, pedimos aos moradores que verifiquem o dia da coleta para realizar o descarte correto de cada tipo de material”, frisa. Outra opção para os moradores é realizar o descarte em um dos ecopontos, hoje há quatro pontos que recebem material recicláveis, eles estão instalados nos bairros Vila Romana, Jardim Primavera, Novos Campos e Boa Esperança.

Já para os grandes geradores, como empresas, a orientação é levar o material a ser descartado diretamente para a Central de Triagem de Resíduos Recicláveis do Município, na saída para a MT 242.

Resíduos sólidos

Há ainda apoio do Município na coleta de resíduos sólidosconfira aqui o calendário anual. Na coleta de resíduos sólidos são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada). “O que não pode é deixar de cuidar”, completa Claudete.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora