Connect with us

Sorriso

Em Cuiabá, sorrisenses buscam ferramentas de apoio a empreendedores locais

Publicado

em

Buscas informações que possibilitem ampliar as ferramentas disponíveis aos empreendedores locais. Foi com esse objetivo que o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Vanderly Gnoato e o coordenador do Centro de Atendimento Empresarial na Prefeitura de Sorriso, Leonardo Kozak, estiveram em Cuiabá nos dias 21 e 22 de junho.

Balcão Único

Na quarta-feira, dia 21, logo pela manhã, Vanderly e Kozak visitaram a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), para alinhar a instalação do Balcão único em Sorriso.

Vanderly destaca que a meta do Balcão Único é agilizar e desburocratizar o processo na abertura de CNPJs. “No Balcão Único a empresa é aberta instantaneamente, pelo próprio interessado, com todas as licenças estaduais e municipais isso ao finalizar o preenchimento do processo que demora no máximo 10 minutos”, destaca. Em apenas 10 minutos já são gerados documentos como CNPJ, alvará e inscrição estadual. Hoje esse processo é bem mais moroso e depende de vários órgãos e licenças. Hoje o Município já identificou 1.040 Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) com possibilidade de abertura on-line.

Desenvolve MT

Na sequência, os dois participaram de reunião com a equipe do Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT). A visita na Agência foi para solicitar mais agilidade nos processos de liberação de crédito aos empreendedores sorrisenses; além de buscar por inovações e networks que consiste em rede de relacionamentos ou rede de contatos.

Banco do Empreendedor

Ainda no dia 21, à tarde, a comitiva esteve no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em reunião com o analista Fábio Apolinário. O encontro foi para agilizar o processo de instalação do Banco do Empreendedor.

E na quinta-feira, dia 22 de junho, a instalação de um banco de fomento municipal voltou a ser pauta da agenda. Para isso Vanderly e Kozak visitaram a sede do Cuiabanco – o banco de fomento municipal de Cuiabá.

“Conversamos com a equipe, conhecemos a estrutura, tiramos muitas dúvidas sobre o funcionamento do espaço diretamente com o Francisco Vuolo”, explica Vanderly. Vuolo é secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá.

Foi de Vuolo que os sorrisenses ouviram a análise dos resultados obtidos pela estrutura. Em especial, segundo Vanderly, Vuolo destacou a Frente Parlamentar Mista de Microcrédito de Apoio ao Pequeno Empreendedor, espaço em que a iniciativa cuiabana teve grande destaque, principalmente ao apresentar o aplicativo de acompanhamento, responsável por monitorar, orientar e ofertar o suporte necessário ao pequeno empreendedor que dá entrada a solicitações no banco.

“O exemplo de Cuiabá é fantástico: tem permitido que empreendedores tenham acesso ao crédito e transformem essa ferramenta em um resultado positivo que leva a novos investimentos, emprego e renda para a população”, diz o gestor sorrisense. “Nossa meta foi conhecer e buscar informações que possibilitem ofertar um serviço somo esse no nosso Município”, completa Vanderly.

Onde procurar apoio

E para os atuais e futuros empreendedores sorrisenses com dúvidas sobre linhas e programas de apoio, vale sempre lembrar que é só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além da equipe da Sala que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Sancionada a lei que institui Plano Municipal de Segurança nas Escolas

Publicado

em

Por

Documento, que normatiza ações de segurança, nasceu do trabalho conjunto entre vários setores

Valorizar a cultura de paz, garantir a segurança e o bem-estar de todos os integrantes da comunidade escolar. Este é o cerne do Plano Municipal de Segurança nas Escolas, instituído pela Lei n.º 3.600, sancionada na quinta-feira (24 de outubro).

O documento começou a ser elaborado ainda no ano passado, pelo Comitê Integrado de Segurança Escolar (CISE) e sua consolidação em lei facilita a organização e sua implementação em todas as unidades escolares do Município.

A Lei n.º 3.600 tem como objetivo estabelecer as normas gerais de segurança e de prevenção de ações de violência física e emocional contra comunidades escolares, preservando assim a segurança e o bem-estar de alunos, professores e demais funcionários de unidades escolares.

O documento também deixa claro que o CISE está vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e deverá ser composto por integrantes das redes de ensino municipal, estadual e privada, além de representantes das esferas municipal, estadual e federal da segurança pública no Município.

“É um plano de valiosa importância, construído coletivamente, e seu principal objetivo é ajustar ações para que, em caso necessidade, já haja um protocolo de ação unificado”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

“Várias são as atividades promovidas nas unidades escolares para estimular a cultura da paz, o combate ao bullying e cooperação entre os alunos, e a formatação deste documento vem para contribuir no processo de normatização e alinhamento de ações”, complementa a secretária de Educação (Semed), Lúcia Korbes Drechsler.

Presidente do CISE, e diretor da Escola Militar Tiradentes Cabo Dilceu Amaral, o tenente-coronel PM Ilton Botelho explica que, para que cada escola possa seguir implementando seu próprio plano de ação, à luz da recente legislação, deve ser utilizada a metodologia IARA (identificação, análise, resposta e avaliação).

“O CISE está à disposição dos gestores escolares, para contribuir e orientar sempre que for necessário”, disponibilizou-se, lembrando que a promoção da paz perpassa pelo respeito às diferenças, pelo olhar empático às famílias e, principalmente, por um processo de relacionamento baseado na comunicação não-violenta.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora