Connect with us

Sorriso

Em Cuiabá, comitiva sorrisense discute temas relacionados ao Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado

em

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso (Semasa), Marlon Zanella, participou ontem, 04 de maio, de uma reunião em Cuiabá com o novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso, Edtânio Santos de Oliveira. Em pauta demandas relativas ao Assentamento Jonas Pinheiro como georreferenciamento; embargo ambiental e dificuldade para a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Georreferenciamento

Marlon explica que a Prefeitura de Sorriso já se colocou à disposição para custear o georreferenciamento da área que integra o Município. Contudo, está enfrentando dificuldades para garantir a legalidade do pagamento. “Buscamos discutir com o Incra uma forma de legalizar esse processo, pois não basta a disponibilidade da Prefeitura; precisamos ver a legalidade para todo esse procedimento”, diz.

“Nesse momento o georreferenciamento é a primeira ação para a demarcação da área, para que essas todas as famílias que residem no Assentamento possam ter em mãos a sonhada e merecida escritura após mais de 25 anos de espera”, reforça o gestor.

Embargo ambiental

Como todas as matrículas do Jonas Pinheiro estão sob um embargo ambiental, hoje os produtores enfrentam uma grande dificuldade de investimentos nas propriedades. Diante do embargo, os agricultores os produtores não conseguem realizar financiamentos como o Pronaf, (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), por exemplo.

“Nossa conversa foi para deixar o novo superintendente do Incra a par dessa situação; teremos uma reunião em Brasília na próxima semana, no dia 09 de maio, e convidamos o Editânio para participar”, destaca.

Marlon se refere à discussão que iniciou ainda em abril, quando acompanhado dos vereadores Wanderley Paulo e Jane Delalibera, esteve em Brasília em reuniões no Ministério das Relações Institucionais e na Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal, na tentativa de buscar mediação entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Incra para o fim do embargo ambiental imposto ao Assentamento.

Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

Com a substituição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), alguns pequenos agricultores estão enfrentando dificuldades para a emissão da carta de ocupação. “Sem a carta não há como provar que são moradores e atuam na terra, impossibilitando a participação em certames como a venda dos produtos para a merenda escolar, como vinham fazendo até então”, frisa Marlon.

“Conversamos com o Edtânio para buscar auxílio nessa questão também. Precisamos que esse assunto, assim como todos os demais sejam tratados com celeridade”, conclui.

Os vereadores sorrisenses Jane Delalibera e Rodrigo Machado e o deputado estadual Juca do Guaraná também participaram do debate.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora