Connect with us

Cuiabá

Em cerimônia da Sorp, mais de 900 jovens participam de juramento à Bandeira e recebem Certificados de Dispensa de Incorporação ao Exército Brasileiro

Publicado

em

A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação aos jovens ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, na Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e contou com a presença de mais de 900 jovens. O ato foi idealizado pela Junta Militar e contou com a presença de autoridades do Exército Brasileiro.

“Esses jovens, todos eles fizeram alistamento no poder público municipal, só que por uma circunstância ou outra, eles foram dispensados, mas hoje nós entregamos, não apenas ao Exército Brasileiro, mas à sociedade cuiabana, à sociedade mato-grossense e ao povo brasileiro 933 jovens, que nós lembramos a importância e o compromisso que foi feito aqui. O juramento é de defender a pátria com o sacrifício da própria vida. Eu penso que Deus, pátria e família ainda são valores que toda a sociedade brasileira precisa defender, não como ideologia política, mas como princípio de vida”, destacou o secretário da Ordem Pública, Leovaldo Sales.

Comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, o tenente-coronel Luís Fernando Tavares Ferreira, parabenizou a Sorp e a Junta Militar pelo evento ao qual destacou como sendo de grandiosidade. “Como comandante do Batalhão, não poderia me furtar de presenciar, de prestigiar, acima de tudo, um ato tão relevante para a nossa sociedade. No dia de hoje, mais de 900 jovens realizaram o juramento ao pavilhão que, por ora, foram dispensados do serviço militar obrigatório, porém permanecem em condições de convocação, em caso de necessidade nacional. Dizer que prestar o juramento à Bandeira Nacional, sem dúvida nenhuma, como muito bem disse o coronel Sales, é o ato mais solene que um cidadão pode prestar perante a sua bandeira, perante a sua pátria. Dessa forma, julgo que é de importância ímpar essa atividade, e Mato Grosso tem algo muito especial. Tenho 27 anos de carreira, é a primeira vez que vejo tantos jovens reunidos para prestar esse juramento à bandeira nacional. E eu, como comandante, estou de passagem na cidade, sem dúvida nenhuma, será um dos eventos mais marcantes do meu comando à frente do 44. Parabéns à Junta de Serviço Militar, parabéns ao coronel Sales, que faz um trabalho excepcional, mas, acima de tudo, parabéns à sociedade do estado de Mato Grosso, que ainda consegue preservar valores tão básicos para qualquer sociedade”, comentou o comandante.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora