Connect with us

Sorriso

Em Brasília, Atenção Primária de Sorriso participa de simpósio que debate demência no país

Publicado

em

Demência e a realidade de necessidades e cuidados. É esse o tema de um encontro nesta quarta-feira, 06 de dezembro, em Brasília que reúne 150 representantes das cinco regiões do país. O simpósio encerra as atividades do estudo das necessidades de cuidado, custos, produção científica e investimento em pesquisa com a apresentação do Relatório Nacional sobre a Demência no Brasil. De Sorriso, a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária, Cátia Luciano, está presente.

O Município integra a lista de 17 cidades em que 140 pacientes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), familiares e cuidadores participaram do estudo. 69,3% dos pacientes entrevistados foram mulheres. Da região Centro-Oeste integram a lista ainda os municípios de Campo Grande e Paranaíba, ambos do Mato Grosso do Sul. Cátia explica que a lista inclui municípios de médio, grande e pequeno porte. Toda a análise foi feita pelo Hospital Oswaldo Cruz.

Segundo a análise de 2010 a 2020 a população brasileira apresentou um crescimento de 6,4%; já a população acima de 60 aumentou em 56%; nove vezes a mais do que a taxa de natalidade. Hoje, estima-se que no Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas com demência, sendo grande parte dos casos ainda não diagnosticados e a maioria depende do cuidado oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Assim como em outras regiões do mundo, o aumento de casos no Brasil aponta a urgência de uma resposta dos serviços de saúde para atender as necessidades deste grupo e esse estudo vem nesse sentido”, frisa Cátia.

Os dados também apontam que em 2019 o mundo aplicou mais de um trilhão de dólares em medicação e acompanhamento de pessoas com demência. “Nós precisamos conhecer esses pacientes, idade, necessidades, justamente para implantar estratégias que os atendam e resultem em saúde e qualidade de vida”, destaca Cátia.

Mais dados

O rápido envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. A demência – uma condição usualmente progressiva que afeta as funções cognitivas e a capacidade de realizar tarefas diárias – é mais comum nos idosos, mas não é parte do envelhecimento normal. Atualmente, mais de 55 milhões de pessoas no mundo vivem com essa condição e estima-se que, em 2050, aumentará para mais de 150 milhões. Além disso, de acordo com o relatório de atualização sobre o cenário global da demência, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro de 2021, apenas um quarto dos países possuem políticas, estratégias ou planos nacionais para apoiar estes pacientes e suas famílias.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

1.ª edição do Sorriso Experience será realizada entre 8 e 9 de novembro

Publicado

em

Por

Um festival regado a muita comida boa, economia criativa, shows, apresentações culturais, exposições, artesanato, fórum de turismo e muito mais. Essa é a 1.ª edição do Sorriso Experience que entre os dias 8 e 9 de novembro reunirá sabores regionais no 1.º Festival Gastronômico Sabores da Minha Origem e oportunidades de negócios. E o endereço de todos esses serviços é o Centro de Eventos Clube Sorriso. Dez empresas devem participar do evento. No dia 8 o evento inicia às 18 horas e segue até às 22 horas. Já no sábado, 9, será das 14 às 22 horas.

E a programação inicia antes ainda dos expositores abrirem suas tendas. Na sexta-feira, dia 8, das 14 às 17 horas, será realizado o “Fórum de oportunidades e crescimento do Turismo do Norte de MT”, também no Centro de Eventos Clube Sorriso.

O grande destaque do festival gastronômico são as próprias receitas, todas elaboradas a partir de uma curadoria dos participantes com o chef Marcelo Cotrim. O chef mato-grossense é pós-graduado em cozinha brasileira e tem como estilo a valorização dos ingredientes e preparações regionais. Atualmente é consultor gastronômico em todo o Estado de Mato Grosso.

Já o dia 9 será especial para quem precisa ou quer fazer a inspeção veicular gratuita (IVG): durante todo o horário do festival a inspeção será ofertada gratuitamente, é só procurar a equipe responsável para fazer aquele check-up do carro e conferir funilaria, motor, óleo e muito mais.

Realizado em parceria pela Prefeitura de Sorriso, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o festival tem o objetivo de fomentar e exaltar a gastronomia local.

“A intenção é juntar serviços e proporcionar aos consumidores a oportunidade de provarem combinações, sabores, texturas e uma grande variedade de opções de cardápios, com base na produção local; estamos confiantes de que será um grande evento”, frisa o secretário-adjunto de Cultura, Turismo e Juventude, Francisco Guimarães, também responsável pelas apresentações culturais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora