Connect with us

MATO GROSSO

Em Água Boa: TJMT reforça importância do enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado

em

O juiz Marcos Terêncio Agostinho Pires, da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, ministrou a palestra “Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: Organismos de Política para as Mulheres” às equipes da rede socioassistencial de Água Boa (631 km de Cuiabá) e municípios vizinhos na sexta-feira (27 de setembro).
 
A iniciativa integra o projeto Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, do Governo do Estado, e que visa fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres por meio de diversas ações nos municípios mato-grossenses. O evento reúne representantes de diversas áreas, como o Ministério Público, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de assistência social e saúde. Juntos, autoridades e profissionais discutiram formas de articulação para melhor amparar mulheres em situação de violência.
 
Durante a manhã, o juiz Marcos Terêncio contribuiu como facilitador nas discussões, quando foram abordadas estratégias conjuntas para o fortalecimento do combate à violência de gênero. “Além da capacitação de servidores de todos os municípios que aderiram ao termo, o evento proporcionou uma grande troca de experiências e boas práticas, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência doméstica. As palestras tiveram adesão e participação importante de representantes de todos os municípios envolvidos”, apontou o juiz.
 
O magistrado também prestigiou da solenidade que marcou a celebração do termo de adesão à implantação do Programa Ser Família Mulher na esfera municipal. Participaram da iniciativa, além da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, representantes das secretarias municipais de Assistência Social e, em alguns casos, primeiras-damas das cidades de: Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira e Serra Nova Dourada.
 
No período da tarde, a programação seguiu com atividades simultâneas, como a capacitação de conselheiros (as) municipais sobre a importância do controle social, além do atendimento às mulheres da comunidade por meio da van Ser Família Mulher, iniciativa que visa proporcionar suporte imediato às mulheres, além de promover conscientização sobre seus direitos e serviços disponíveis para auxiliá-las.
 
Talita Ormond
Núcleo de Comunicação Interna
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
comunicacao.interna@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Ouvidoria do MPMT registra aumento de 25,97% nas manifestações em 2024

Publicado

em

Por

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) registrou um aumento de 25,97% no número de manifestações de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 6.329 registros, contra 5.024 em 2023. O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram questões eleitorais e defesa do meio ambiente. Assista aqui ao vídeo institucional de balanço.

A maior parte das manifestações, cerca de 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Paranatinga, Primavera do Leste e Alta Floresta. “A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal aberto de comunicação com o cidadão, que tem como missão atender às demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido”, destaca a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.

Contato – A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui ).

Além disso, há atendimento in loco nos bairros e municípios por meio do projeto Ouvidoria Itinerante e atendimento presencial das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora