Connect with us

MUNDO

Eleições na Venezuela: TSE decide que não participará como observador

Publicado

em

TSE ainda não respondeu oficialmente ao convite encaminhado pelo Itamaraty
Secom TSE

TSE ainda não respondeu oficialmente ao convite encaminhado pelo Itamaraty

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta última quinta-feira (30) que não vai enviar observadores brasileiros para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, marcadas para o dia 28 de julho.

O Ministério das Relações Exteriores encaminhou o convite ao tribunal no dia 17 de junho, mas não recebeu nenhuma manifestação oficial.

As missões de observação eleitoral são estabelecida em um acordo prévio entre países, com o objetivo de garantir que o processo eleitoral seja transparente, isento e legal.

Venezuela retira convite à UE

Na última semana, a Venezuela retirou o convite que fez a União Europeia para observar o pleito . O anúncio foi feito pelo chefe do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso.

O escritório da União Europeia em Caracas lamentou a medida, imposta após o bloco aprovar sanções contra funcionários do governo de Maduro.

A UE pediu que a decisão fosse reavaliada pelo Conselho Eleitoral da Venezuela, sob o argumento de que as sanções foram impostas a indivíduos, e não ao governo venezuelano.

Eleições na Venezuela

As eleições presidenciais na Venezuela acontecem em meio a diversas polêmicas, que têm levantado, entre a comunidade internacional, a desconfiança de que Maduro não honraria o compromisso que assinou em outubro de 2023: de realizar eleições livres e democráticas.

Além de ter dificultado a candidatura de opositores, que levou a desqualificação de Corina Yoris, a Controladoria venezuelana desclassificou a candidatura de Maria Corina Machado.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora