Connect with us

MUNDO

Eleições na Turquia: Erdogan apela para ‘compra’ de votos e fake news

Publicado

em

Erdogan domina o cenário político da Turquia desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro, em 2003
Reprodução/Twitter

Erdogan domina o cenário político da Turquia desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro, em 2003

À medida que a Turquia se prepara para as eleições deste domingo, o presidente Recep Tayyip Erdogan intensifica sua campanha, após figurar números baixos nas pesquisas eleitorais do país.

Uma das promessas tardias do presidente autoritário e conservador é distribuir gás natural gratuito para os cidadãos turcos e aumentar salários dos funcionários públicos.

O nível de desespero chegou a tal ponto que Erdogan disse aos eleitores que o país descobriu minas de petróleo, algo que não confirmado, nem divulgado por fontes oficiais turcas.

Aumento de salários uma semana antes da eleição

Seis dias antes das eleições na Turquia, o presidente Recep Tayyip Erdogan aprovou um enorme aumento salarial para 700 mil funcionários do setor público. A medida prevê aumento em 45% e deve entrar em vigor em junho.

As pensões para veteranos e parentes de vítimas do terrorismo também terão aumento de 10%. As medidas eleitoreiras visam claramente atingir eleitores ainda indecisos que podem fazer a diferença na disputa acirrada.

Um dos pontos centrais da campanha de Erdogan é um ambicioso plano de reconstrução que visa recuperar as áreas afetadas pelos recentes terremotos. O presidente prometeu construir centenas de milhares de casas para aqueles que foram deslocados pelas catástrofes naturais.

Uso de fake news é uma estratégia que se tornou padrão dos líderes de extrema direita no mundo

Erdogan também exibiu um vídeo deepfake de um comício em Istambul, onde mostra supostos militantes curdos banidos pelo seu governo – expressando apoio ao seu principal oponente, Kemal Kilicdaroglu . Amos são frequentemente retratados como inimigos do Estado.

O principal nome para vencer Erdogan é Kemal Kilicdaroglu
Divulgação

O principal nome para vencer Erdogan é Kemal Kilicdaroglu

Erdogan alegou que o vídeo é de extrema importância, apesar de ser uma manipulação. Mas, por outro lado, agências de verificação de fatos identificaram a disseminação de desinformação tanto por Erdogan quanto pela oposição, incluindo o uso de vídeos deepfake falsos , que eles rotularam como “cheapfakes” .

Erdogan também recebeu uma cobertura midiática muito maior em comparação com seu oponente, o que levanta preocupações sobre a equidade do processo eleitoral.

Democracia parlamentar e controle da mídia

A oposição, liderada por Kilicdaroglu, promete trazer mudanças significativas. Eles se comprometem a revitalizar o país através de reformas políticas, incluindo um retorno à democracia parlamentar.

O resultado dessas eleições será um reflexo da polarização na Turquia e pode marcar uma vitória para a política da pós-verdade , se Erdogan for reeleito.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora