Connect with us

MUNDO

Eleições na França: afluência às urnas é a mais alta dos últimos 40 anos

Publicado

em

Afluência foi de 26,63% ao meio-dia
Wikimedia Commons

Afluência foi de 26,63% ao meio-dia

O segundo turno das eleições legislativas em território francês registrou neste domingo (7) uma participação recorde, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Interior.

Apesar de o pleito ocorrer no primeiro final de semana do verão no Hemisfério Norte e no meio das férias escolares, o comparecimento às urnas foi de 26,63% ao meio-dia, porcentagem que não era alcançada desde 1981.

Em comparação com o primeiro turno das eleições, a afluência neste mesmo horário havia sido de 25,90%. Vale destacar que o voto na nação não é obrigatório.

O retorno da população francesa às urnas é considerado histórico, pois poderá ser marcado por uma vitória da extrema direita, embora haja grande incerteza sobre a sua capacidade de obter a maioria absoluta e conseguir formar um governo.

Os eleitores poderão depositar suas preferências até às 18h, ou 20h (locais) nas grandes cidades.

O vice-premiê e ministro dos Transportes da Itália, Matteo Salvini, publicou uma mensagem de apoio ao Reagrupamento Nacional (RN), partido anti-imigração liderado por Marine Le Pen.

Um levantamento publicado pelo jornal Les Echos apontou que o RN pode ganhar de 205 até 230 assentos, enquanto uma pesquisa da Ipsos prevê entre 175 a 205 cadeiras. Para uma maioria governante, são necessárias 289.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora