Ao menos 12 pessoas morreram em uma confusão no estádio Cucatlan, em El Salvador, neste sábado (20). Outras ficaram feridas, mas o número não foi especificado pelo governo do país.
Alianza FC e Club Deportivo FAS jogavam em San Salvador, capital do país, quando o jogo foi suspenso perante uma invasão de torcedores.
O Cucatlan é um dos maiores estádios da América Central, com capacidade para 44 mil pessoas.
“A Federação Salvadorenha de Futebol lamenta profundamente os fatos ocorridos no Estádio Cuscatlan”, escreveu a organização no Twitter. “Também expressa solidariedade com os familiares dos afetados e falecidos neste incidente”.
O torneio foi suspenso pela federação, que pede esclarecimentos do incidente. Neste domingo, foi marcada uma reunião com a Comissão de Segurança de Instalações Esportivas no domingo.
Vídeos:
🔴 #AHORA | Los mismos aficionados ayudan a los equipos de rescate que trabajan en el Estadio Cuscatlán, en El Salvador. pic.twitter.com/qgCYYDGHBL
— Mundo en Conflicto 🌎 (@MundoEConflicto) May 21, 2023
Lamentable. Reportan estampida en el Estadio Cuscatlán de El Salvador Informa @CNNEE que ha aumentado a 12 el número de muertos pic.twitter.com/4WCTorm86G
🇸🇻 | URGENTE: TRAGEDIA EN EL SALVADOR: La reacción de una mujer al identificar a uno de los fallecidos en el Estadio Cuscatlán. pic.twitter.com/qdqBDH7VHU
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.