Connect with us

BRASIL

Eduardo Kobra homenageia Gabriel Medina com grafite em prancha de surfe

Publicado

em

Eduardo Kobra homenageia Gabriel Medina com grafite em prancha de surfe
Pedro Reis

Eduardo Kobra homenageia Gabriel Medina com grafite em prancha de surfe

O renomado artista Eduardo Kobra, conhecido por seus murais gigantescos e coloridos, criou uma nova obra em homenagem ao surfista Gabriel Medina. A peça, um grafite em uma prancha de surfe, foi inspirada na atuação de Medina nas Olimpíadas de Paris 2024 , onde o atleta conquistou a medalha de bronze. Segundo o artista, o trabalho foi realizado em menos de dois dias e reflete a sintonia entre a fé do surfista e as crenças do artista.

Kobra, que pintou uma prancha de surfe pela primeira vez, disse que a ideia surgiu após assistir ao gesto de Medina apontando para o céu durante uma manobra decisiva. “Medina é um grande atleta e fez história nas Olimpíadas deste ano, independentemente de colocação no pódio” , comentou o muralista. Ele destacou a importância da fé no desempenho do atleta e afirmou que isso foi uma grande inspiração para a obra.

Essa não é a primeira vez que o grafiteiro se envolve com as Olimpíadas. Antes do início dos Jogos de Paris, ele criou outras duas obras ligadas ao evento. A tela “Paz Olímpica” e o mural “Voz da Liberdade”, em Saint-Ouen, mostram a habilidade do artista em capturar temas universais como paz e liberdade, sempre com um toque de crítica social.

Paz Olímpica - Kobra - reprodução Instagram
Paz Olímpica – Kobra | Foto: reprodução/Instagram
Voz da Liberdade - Kobra - divulgação Prefeitura de Saint-Ouen
Voz da Liberdade – Kobra | Foto: divulgação/Prefeitura de Saint-Ouen

Kobra também é conhecido por seu envolvimento nas Olimpíadas anteriores. Em 2016, no Rio de Janeiro, ele criou o mural “Etnias”, que retrata os povos de cada continente através dos arcos olímpicos. A obra, com três mil metros quadrados, entrou para o Guinness World Records como o maior grafite do mundo. Sua conexão com os Jogos continuou em Tóquio, onde homenageou ícones da cultura brasileira em murais que exaltaram a bossa nova.

Etnias - Kobra - reprodução Kobra
Etnias – Kobra | Foto: reprodução/Kobra

A trajetória de Eduardo começou na periferia de São Paulo, onde ele se destacou inicialmente como pichador. Com o tempo, desenvolveu um estilo único de muralismo que o levou ao reconhecimento internacional. Suas obras estão espalhadas pelos cinco continentes, abordando temas que vão de personalidades históricas a questões sociais, sempre com cores vibrantes e contrastantes.

Além de seu trabalho artístico, o muralista está engajado em causas sociais. Ele utiliza sua arte para promover mudanças positivas através do Instituto Kobra, que visa aproximar a cultura de comunidades menos favorecidas e apoiar causas humanitárias.

The post Eduardo Kobra homenageia Gabriel Medina com grafite em prancha de surfe first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora