O Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) realiza uma edição extraordinária em Brasília nesta quarta-feira (26). O objetivo é discutir o tema sob a perspectiva de assuntos importantes para o universo do empreendedorismo feminino como mercado, sustentabilidade, saúde e política.
Além disso o evento também vai arrecadar recursos para mulheres empreendedoras afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul . A doação da renda será feita para a instituição do programa Avança Mulher Empreendedora.
A programação contará com a participação de mulheres influentes durante as palestras como a presidente do fórum e idealizadora do evento, Tânia Cruz Costa, Gisele Ferreira: Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, Rose Rainha: Superintendente do Sebrae Distrito Federal. A sócia-fundadora do GPS|Brasília também é uma das convidadas e irá participar do painel ‘Empreendedorismo Social e Sustentável’, a partir das 14h45.
“ Queremos sensibilizar as brasilienses para, juntamente com as gaúchas, abraçarmos umas às outras em uma jornada que começa agora para a reconstrução e recomeço às empreendedoras atingidas direta ou indiretamente pelas cheias que ocorrem no Rio Grande do Sul “, diz a presidente Tânia Cruz.
Com o tema ‘Impulsionando o empreendedorismo feminino nacional e gaúcho’, o evento deve reunir cerca de 150 mulheres empreendedoras que contarão suas histórias e lideranças empresariais, além de convidadas de diferentes setores produtivos e autoridades, no Royal Tulip Brasília.
Confira a programação completa:
13h30: Credenciamento
14h00: Abertura com apresentadora Vivi Costa, Jornalista, podcaster e empreendedora – Aryane Borges: Gerente Comercial Royal Tulip Brasília Alvorada – Tania Cruz Costa: Presidente do Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) – Lauren de Vargas Momback: Presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul e do Avança Mulher Empreendedora do RS – Gisele Ferreira: Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal
14h25: Palestra: Saúde Mental, Inspiração, Motivação e Coragem – Dra. Gabriela Schuster: Diretora da Região Metropolitana do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) – Mediadora: Elisiane da Silva, Fundadora e CEO do Instituto Educacional Essência do Saber
14h45: Painel: Empreendedorismo Social e Sustentável – Rose Rainha: Superintendente do Sebrae Distrito Federal -Paula Santana: sócia-fundadora do GPS|Brasília – Deise Nicoletto: Fundadora e CEO do Impact Hub Brasília, co-fundadora dos Impact Hubs João Pessoa e Goiânia e vice-presidente do Impact Hub Brasil – Mediadora: Kátia Cubel, Jornalista, palestrante e mentora em comunicação
15h35: Case História Inspiradora: Adote um Empreendedor – Ana Paula Rodrigues Bohn: Sócia Fundadora do Instituto FloresSer
15h45: Palestra: A Busca do Sim – Jaqueline Rodrigues Joy: Mentora e treinadora de equipes, já treinou mais de 60 empresas com o lema ‘a sevirologia’, que é o poder de se virar e fazer acontecer
16h20: Case História Inspiradora: Gaúcha Prendada – Daiane Wolff: Fundadora
16h30: Talk Empreende: Acesso a Mercados Globais – Beatriz Guimarães: Presidente do CMEC-DF e vice-presidente Mulheres Empreendedoras Centro Oeste – Rosie Roden: Diretora De Desenvolvimento De Negócios Globais Na Atlantic American Partners, gestora de fundos de Private Equity com sede na Flórida que investe no desenvolvimento de ativos imobiliários – Monica Amorin Monteiro: Diretora executiva da Band DF
17h05: Políticas e Iniciativas Governamentais para as Cidades – Adriana Vieira Lara: Deputada Estadual do RS – Cristiane Lohmann: Presidente do MDB Mulher do RS – Kátia Lôbo: Secretaria da Mulher do MDB Nacional – Mediadora: Ariane Gonzalez, Comunicadora, jornalista, radialista e especialista em Marketing Político
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.