Connect with us

BRASIL

É campeã! No judô, Beatriz Souza conquista primeiro ouro para o Brasil

Publicado

em

É campeã! No judô, Beatriz Souza conquista primeiro ouro para o Brasil
Redação GPS

É campeã! No judô, Beatriz Souza conquista primeiro ouro para o Brasil

É ouro! Após sete dias, finalmente temos uma medalha dourada no peito. Isso, graças a judoca Beatriz Souza, que derretou a israelense Raz Hershko na final da categoria acima dos 78 kg feminina nas Olimpíadas de Paris 2024. Esta é a primeira medalha de ouro do Brasil na competição em Paris.

Bia Souza tomou a dianteira na luta ao aplicar um waza-ari contra a israelense, garantindo o primeiro ponto do combate. A brasileira iniciou com firmeza e controlou o ritmo da disputa. Embora Beatriz continuasse tentando atacar, Hershko se defendia com eficácia.

Histórico

Em Campeonatos Mundiais, Bia conquistou duas medalhas de prata: uma em Budapeste 2017, no torneio por equipes mistas, e outra em Tashkent 2022, no torneio individual. Além disso, ela ganhou quatro medalhas de bronze: duas em Tóquio 2019 e Budapeste 2021, no torneio por equipes mistas, e outras duas em Budapeste 2021 e Doha 2023, no torneio individual.

Nos Jogos Pan-Americanos, Bia conquistou uma medalha de prata em Santiago 2023, no torneio por equipes mistas, e duas medalhas de bronze, em Lima 2019 e Santiago 2023, no torneio individual.

The post É campeã! No judô, Beatriz Souza conquista primeiro ouro para o Brasil first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora