Connect with us

MATO GROSSO

“É a partir de capacitações como esta que garantimos às mulheres vítimas de violência acolhimento adequado”, afirma profissional na Expedição SER Família Mulher

Publicado

em

“É a partir de capacitações como esta que conseguimos garantir que as mulheres vítimas de violência tenham um acolhimento adequado”, afirma a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Poxoréu, Daniela Cruz. A profissional participa da 4ª Edição da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

De acordo com a coordenadora, a Expedição é de suma importância para a rede de enfrentamento à violência doméstica.

“Reunir trabalhadores da política de assistência, saúde, educação e demais áreas só fortalece a nossa rede. Agradecemos ao Governo do Estado e aos municípios parceiros por oportunizar essa Expedição que contribui com o nosso conhecimento. Tenho certeza que eu e meus colegas retornaremos para Poxoréu prontos para contribuir no nosso território”, declarou.

Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a quarta edição da Expedição é gerida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“A Expedição surgiu para debater sobre a violência, fortalecer e aprimorar a proteção das mulheres vulneráveis. Agradeço o apoio de todos, principalmente da secretária Grasi e do secretário Roveri, que comandam a Setasc e a Sesp. A gente uniu forças para que isso acontecesse e graças a Deus, está acontecendo e os municípios estão nos apoiando”, disse a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

A programação da Expedição conta com palestras sobre a Patrulha Maria da Penha, com a coordenadoria da Patrulha Maria da Penha; Projeto Casa de Eurídice, com a coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis; Controle Social, com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Ceas-MT); Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Organismos de Política para as Mulheres (OPM), com o Poder Judiciário, Politec, Implantação do Programa SER Família Mulher em Primavera do Leste, promovido pela Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres.
Além disso, no terceiro e último dia de Expedição, a van do Programa SER Família Mulher realiza atendimentos às mulheres da comunidade.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, reforçou que a Expedição é a união de esforços de várias instituições, sendo coordenada pela Setasc junto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que tem como objetivo levar às 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) a capacitação para os servidores que irão trabalhar no atendimento das mulheres vítimas de violência, e que o apoio dos gestores municipais é imprescindível para que a Expedição alcance o seu objetivo.


Foto: João Reis

“Acreditamos que com a força e a união, como a nossa primeira-dama Virginia Mendes sempre pede, a união de todas essas instituições é que vai fazer realmente a diferença na vida de milhares de mulheres que precisam desse acolhimento e do encaminhamento e da força do Estado nessa união com os municípios para mudar essa realidade. Vocês são muito importantes para que essa política tenha sucesso, para que as pessoas se envolvam e a gente realmente consiga mudar e diminuir essa violência que tem assolado as nossas cidades, as nossas famílias. Cada um de nós, seja da área social, segurança pública, educação e saúde, temos que ter esse compromisso”, afirmou a secretária Grasi.

Segundo a técnica em agente comunitária de saúde de Primavera do Leste, Vivian Mendes, a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, se destaca por abranger diversas áreas por onde as mulheres passam por atendimento.


Vivian Mendes – Foto: João Reis

“É um momento de aprendizado porque são nos pequenos detalhes, podemos fazer a diferença e salvar vidas. Eu, como agente comunitária, posso ajudar nas visitas que faço. É muito gratificante ter um governo que se dedica ao combate à violência contra às mulheres”, destacou.


Foto: João Reis

Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas

A grande Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas alcançará as 15 Regiões Integradas da Segurança Pública (RISP), tendo um município como sede em cada região, assim, percorrendo 15 municípios com a participação dos demais que integram a região.

As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial do município sede durante a Expedição, terão a participação das equipes socioassistenciais dos municípios que abrangem a RISP.

A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Tribunal de Justiça de MT (TJ-MT), Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Ouvidoria do MPMT registra aumento de 25,97% nas manifestações em 2024

Publicado

em

Por

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) registrou um aumento de 25,97% no número de manifestações de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 6.329 registros, contra 5.024 em 2023. O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram questões eleitorais e defesa do meio ambiente. Assista aqui ao vídeo institucional de balanço.

A maior parte das manifestações, cerca de 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Paranatinga, Primavera do Leste e Alta Floresta. “A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal aberto de comunicação com o cidadão, que tem como missão atender às demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido”, destaca a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.

Contato – A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui ).

Além disso, há atendimento in loco nos bairros e municípios por meio do projeto Ouvidoria Itinerante e atendimento presencial das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora