Connect with us

MATO GROSSO

“É a partir de capacitações como esta que garantimos às mulheres vítimas de violência acolhimento adequado”, afirma profissional na Expedição SER Família Mulher

Publicado

em

“É a partir de capacitações como esta que conseguimos garantir que as mulheres vítimas de violência tenham um acolhimento adequado”, afirma a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Poxoréu, Daniela Cruz. A profissional participa da 4ª Edição da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

De acordo com a coordenadora, a Expedição é de suma importância para a rede de enfrentamento à violência doméstica.

“Reunir trabalhadores da política de assistência, saúde, educação e demais áreas só fortalece a nossa rede. Agradecemos ao Governo do Estado e aos municípios parceiros por oportunizar essa Expedição que contribui com o nosso conhecimento. Tenho certeza que eu e meus colegas retornaremos para Poxoréu prontos para contribuir no nosso território”, declarou.

Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a quarta edição da Expedição é gerida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“A Expedição surgiu para debater sobre a violência, fortalecer e aprimorar a proteção das mulheres vulneráveis. Agradeço o apoio de todos, principalmente da secretária Grasi e do secretário Roveri, que comandam a Setasc e a Sesp. A gente uniu forças para que isso acontecesse e graças a Deus, está acontecendo e os municípios estão nos apoiando”, disse a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

A programação da Expedição conta com palestras sobre a Patrulha Maria da Penha, com a coordenadoria da Patrulha Maria da Penha; Projeto Casa de Eurídice, com a coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis; Controle Social, com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Ceas-MT); Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Organismos de Política para as Mulheres (OPM), com o Poder Judiciário, Politec, Implantação do Programa SER Família Mulher em Primavera do Leste, promovido pela Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres.
Além disso, no terceiro e último dia de Expedição, a van do Programa SER Família Mulher realiza atendimentos às mulheres da comunidade.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, reforçou que a Expedição é a união de esforços de várias instituições, sendo coordenada pela Setasc junto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que tem como objetivo levar às 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) a capacitação para os servidores que irão trabalhar no atendimento das mulheres vítimas de violência, e que o apoio dos gestores municipais é imprescindível para que a Expedição alcance o seu objetivo.


Foto: João Reis

“Acreditamos que com a força e a união, como a nossa primeira-dama Virginia Mendes sempre pede, a união de todas essas instituições é que vai fazer realmente a diferença na vida de milhares de mulheres que precisam desse acolhimento e do encaminhamento e da força do Estado nessa união com os municípios para mudar essa realidade. Vocês são muito importantes para que essa política tenha sucesso, para que as pessoas se envolvam e a gente realmente consiga mudar e diminuir essa violência que tem assolado as nossas cidades, as nossas famílias. Cada um de nós, seja da área social, segurança pública, educação e saúde, temos que ter esse compromisso”, afirmou a secretária Grasi.

Segundo a técnica em agente comunitária de saúde de Primavera do Leste, Vivian Mendes, a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, se destaca por abranger diversas áreas por onde as mulheres passam por atendimento.


Vivian Mendes – Foto: João Reis

“É um momento de aprendizado porque são nos pequenos detalhes, podemos fazer a diferença e salvar vidas. Eu, como agente comunitária, posso ajudar nas visitas que faço. É muito gratificante ter um governo que se dedica ao combate à violência contra às mulheres”, destacou.


Foto: João Reis

Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas

A grande Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas alcançará as 15 Regiões Integradas da Segurança Pública (RISP), tendo um município como sede em cada região, assim, percorrendo 15 municípios com a participação dos demais que integram a região.

As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial do município sede durante a Expedição, terão a participação das equipes socioassistenciais dos municípios que abrangem a RISP.

A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Tribunal de Justiça de MT (TJ-MT), Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Judiciário instala Pontos de Inclusão Digital nos municípios de Luciara e Novo Santo Antônio

Publicado

em

Por

O Poder Judiciário de Mato Grosso instala mais dois novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no dia 20 de setembro, pertencentes à Comarca de São Félix do Araguaia. Os pontos passarão a funcionar nos municípios de Novo Santo Antônio e Luciara.
 
Os PIDs são escritórios de atendimento descentralizados que funcionam como uma extensão do Fórum da Comarca, oferecendo os principais serviços de atendimento judiciário por meio da tecnologia, tais como participação de audiências por videoconferência, consulta processual, contato com servidores etc.
 
Com o serviço inclusivo, a população deixa de precisar percorrer vários quilômetros e gastar recursos para ter acesso ao Poder Judiciário, que passa a ser acessível em seu próprio município com instituições parceiras.
 
PID Luciara
Local: Avenida Lúcio Pereira Luz, s/n, Centro, Luciara/MT – CEP: 78.660-000
Telefone: (66) 98122-1888
Horário de atendimento: 12h às 18h.
 
PID Novo Santo Antônio
Local: Rua 29 de Setembro, nº 247, Centro, Novo Santo Antônio/MT – CEP: 78.674-000
Telefone: (66) 98102-0103
Horário de atendimento: 12h às 18h.
 
Com estes, o Poder Judiciário passa a contar com 55 Pontos de Inclusão Digital. Confira:
 
Comarca de Alta Floresta
Carlinda
 
Comarca de Alto Araguaia
Araguainha 
Ponte Branca
 
Comarca de Araputanga 
Reserva do Cabaçal 
Indiavaí
 
Comarca de Arenápolis 
Nova Marilândia 
Santo Afonso
 
Comarca de Aripuanã 
Distrito de Conselvan
 
Comarca de Barra do Bugres 
Denise
Nova Olímpia
Porto Estrela
 
Comarca de Barra do Garças 
Araguaiana 
General Carneiro 
Pontal do Araguaia 
Torixoréu
Ribeirãozinho 
 
Comarca de Chapada dos Guimarães 
Planalto da Serra 
Nova Brasilândia
 
Comarca de Cláudia
União do Sul
 
Comarca de Comodoro 
Rondolândia 
Campos de Júlio 
Nova Lacerda
 
Comarca de Cuiabá 
Acorizal 
 
Comarca de Guarantã do Norte
Novo Mundo
 
Comarca de Guiratinga 
Tesouro
 
Comarca de Itaúba
Nova Santa Helena
 
Comarca de Jaciara 
São Pedro da Cipa
 
Comarca de Juína 
Castanheira
 
Comarca de Mirassol D’Oeste 
Curvelândia
 
Comarca de Nova Monte Verde 
Nova Bandeirantes
 
Comarca de Nova Mutum 
Santa Rita do Trivelato
 
Comarca de Paranatinga 
Gaúcha do Norte
 
Comarca de Porto Alegre do Norte 
São José do Xingu 
Distrito de Santo Antônio do Fontoura
Confresa 
Canabrava do Norte 
 
Comarca de Porto dos Gaúchos 
Novo Horizonte do Norte
 
Comarca de Porto Esperidião 
Glória D’Oeste
 
Comarca de Primavera do Leste 
Santo Antônio do Leste
 
Comarca de Rio Branco 
Lambari D’Oeste
 
Comarca de Rondonópolis
São José do Povo
 
Comarca de Santo Antônio de Leverger 
Barão de Melgaço
 
Comarca de São Félix do Araguaia
Luciara
Novo Santo Antônio
 
Comarca de Sinop
Santa Carmem
 
Comarca de Sorriso 
Ipiranga do Norte 
Distrito de Primavera 
Distrito de Caravagio 
Boa Esperança do Norte 
Faculdade Unic – Anhanguera
 
Comarca de Tapurah
Itanhanguá
 
Comarca de Terra Nova do Norte
Nova Guarita
 
Comarca de Várzea Grande 
Nossa Senhora do Livramento
 
Comarca de Vila Rica 
Santa Cruz do Xingu 
Santa Terezinha
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora