Connect with us

Cuiabá

Durante entrega de certificados, primeira-dama Márcia Pinheiro destaca o potencial do programa Qualifica Juventude em despertar talentos

Publicado

em

A primeira-dama, Márcia Pinheiro, e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, entregaram na tarde desta terça-feira (03) os certificados de conclusão de cursos para os alunos formados nos cursos de técnicas de maquiagem, assistente de logística e tranças, oferecidos pelo Qualifica Juventude. A solenidade ocorreu na Igreja Pentecostal do bairro Nova Esperança II, com a presença de membros do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – Senac, responsáveis por ministrar as aulas do programa.

No total, quarenta e sete pessoas receberam os títulos que comprovam a qualificação profissional e estão aptos para atuar no mercado de trabalho.

O Qualifica Juventude é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, idealizada pela primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro, e coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com a finalidade de contribuir para a redução dos índices de desemprego no município e impulsionar a independência financeira entre os cidadãos.

“Parabenizo a todos os formandos nos cursos. O Qualifica foi pensado justamente para que possamos oferecer capacitação para os jovens. Todos os cursos que colocamos à disposição são pensados para atender à população, e ver que cada um aqui tem potencial de fazer disso uma profissão é gratificante”, explicou Márcia Pinheiro.

“É isso que a gestão Emanuel Pinheiro e a nossa primeira-dama, Márcia Pinheiro, querem oferecer para os cuiabanos: capacitação profissional. Nosso secretário Vuolo sempre diz que a gestão não deseja só dar o peixe, mas sim ensinar a pescar. Hoje, vendo essas pessoas pegando os diplomas, é muito importante para nossa Secretaria. Trabalhamos incessantemente para garantir que esses jovens concluíssem as capacitações para fazer disso uma renda extra”, disse Cácila Nassarden, secretária-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Ellen Eloina, de 31 anos, realizou o curso de técnicas de maquiagem e já começou a atender. “Aos poucos, os clientes já começam a aparecer. O curso também me ajudou a fazer minhas maquiagens do dia a dia. Sou muito vaidosa, gosto de estar sempre arrumada, e aprendi até como me vestir com o curso. Quero agradecer à Prefeitura de Cuiabá por disponibilizar o curso e ao Senac pela paciência que tiveram em nos ensinar”, pontuou Ellen.

Em 2023, o programa ofereceu 19 cursos e workshops profissionalizantes para jovens com mais de 15 anos. Os cursos foram ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – Senac, que disponibilizou instrutores especializados para as qualificações.

“Para o Senac, entregar esses certificados é muito gratificante. Queremos, primeiramente, parabenizar a Prefeitura de Cuiabá e agradecer por nos permitir contribuir com o financeiro da população, para que cada aluno consiga uma renda extra com as atividades que aprenderam e aperfeiçoaram conosco. Desejamos muita sorte a vocês e continuamos à disposição para estar com vocês, contribuindo para a comunidade”, explicou Raquel Mariano, gerente de serviços educacionais do Senac.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora