Investir na infraestrutura logística para o escoamento da produção agrícola mato-grossense é o caminho para desafogar a rodovia BR-163 e baratear os custos com transportes. A análise foi feita pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos), nesta terça-feira (02), durante o encontro “Diálogos Hidroviáveis”, realizado no Sindicato Rural de Sinop. “Nós precisamos que o Brasil trabalhe na logística porque é só com a logística que vai resolver os problemas dos nossos agricultores”, pontuou Dorner, em discurso.
Segundo Dorner, é fundamental que a Ferrogrão saia do papel. “Nós precisamos de uma ferrovia urgente. Essa ferrovia precisa acontecer. A Ferrogrão é de extrema importância para o Norte do Estado e para o Brasil. Os produtores rurais terão um benefício muito grande”, disse.
O projeto da Ferrogrão prevê uma ferrovia com extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba. No entanto, os processos para implantação do empreendimento estão paralisados desde março de 2021, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Outro item pontuado pelo prefeito de Sinop é quanto às hidrovias, que também tem um custo baixo. “Um dos transportes mais baratos é pela hidrovia. Um rebocador que pode puxar 300 caminhões de mercadoria. Um motor de 500 cavalos pode puxar 300 caminhões de mercadoria, um custo bem baixo”, exemplificou Dorner.
O encontro de hoje, promovido pelo Sindicato Rural, Aprosoja/MT e o Movimento Pró-logística, segue até o final do dia e tem com objetivo de debater temas sobre políticas públicas, uso múltiplo das águas, segurança de transportes de cargas e passageiros, oportunidades de financiamentos verdes, tecnologias e inovações do setor para segurança e governança, estratégias vocacionais por regiões hidrográficas e o desenvolvimento sustentável no entorno de hidrovias com especialistas e profissionais.
Lideranças políticas e empresariais de Sinop e região estão participando.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT