Connect with us

Cuiabá

Diretor-geral da Limpurb destaca transformação promovida pela gestão Emanuel Pinheiro no tratamento de resíduos sólidos

Publicado

em

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, aponta o trabalho contínuo desenvolvido pela gestão Emanuel Pinheiro como fator primordial para transformar Cuiabá em referência no tratamento de resíduos sólidos. Ele destaca que, seguindo um planejamento, o Município tem desenvolvido uma série de ações que resultam em uma evolução constante da capital mato-grossense nessa área.

Júnior lembra que a mudança completa no processo de cuidados com o lixo foi iniciada no primeiro mandato do prefeito Emanuel Pinheiro e segue em andamento. Ao assumir a chefia do Executivo Municipal, em 2017, uma das primeiras iniciativas foi elaborar um plano de melhoria na coleta domiciliar, que resultou na renovação total da frota de caminhões e na implantação de serviços antes inexistentes.

Entre as novidades que passaram a atender diariamente a população estão a criação da coleta fluvial no Rio Cuiabá e ainda a parceria com cooperativas de materiais recicláveis para fortalecimento da coleta seletiva. Além desses serviços, o Centro Histórico passou a contar com três conjuntos de lixeiras subterrâneas, pontos de entrega voluntária de vidro, e ainda com os caminhões cata-treco, que recolhem materiais inservíveis descartados pela população.

“A gestão Emanuel Pinheiro promove uma transformação jamais vista em Cuiabá. O cuidado com o lixo, desde a coleta até a destinação final, passou a ser tratado com a devida importância, pois impacta diretamente no meio ambiente e na saúde pública. Saímos de uma realidade em que tudo ficava apenas nas discussões, projetos e assinaturas de acordos, para um cenário no qual as ações passam a funcionar na prática”, comenta Júnior Leite.

O diretor-geral enfatiza ainda que a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, também feito pela gestão Emanuel Pinheiro, possibilitou que os avanços gradativos fossem conquistados. Segundo ele, com o documento atualizado, a Prefeitura de Cuiabá consegue criar novas políticas públicas e fortalecer aqueles que já estão em andamento, alcançando um novo patamar de sustentabilidade socioambiental e econômica.

“É um trabalho contínuo, planejado, e que irá colocar Cuiabá como uma cidade referência. Começamos com pequenas mudanças e já chegamos a atividades maiores, como a histórica desativação do antigo aterro sanitário e criação do Ecoparque Pantanal. Dentro desse planejamento, queremos ainda expandir a coleta seletiva, criar ecopontos em todas as regiões, e integrar o cidadão cada vez mais nesse processo”, pontua Júnior.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora