Connect with us

MATO GROSSO

Difusão do conhecimento e atuação integrada são enaltecidas em abertura

Publicado

em

O curso “Inteligência em Fontes Abertas e Investigação em Ambiente Virtual”, voltado a agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e convidados, foi oficialmente aberto na manhã desta segunda-feira (30) no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá. Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o curso ocorre presencialmente, em duas etapas. A primeira turma será de 30 de outubro a 1º de novembro, e a segunda de 29 de novembro a 1º de dezembro.   

Participaram da aula inaugural o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Adriano Roberto Alves, o coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, o diretor de Inteligência e Operações do Gaeco, cel. PM Paulo Cesar da Silva, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, cel. PM Alexandre Corrêa Mendes, o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Kurt Everton Werberich, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. PM Alessandro Borges Ferreira. 

“O conhecimento e a capacitação permanente são ferramentas imprescindíveis para prestarmos um serviço com mais eficiência, efetividade e resolutividade. Ao mesmo tempo, a atuação de forma cooperada, coordenada e integrada entre as instituições é fundamental. O que precisamos é de uma política criminal de Estado para enfrentamento das organizações criminosas. O Estado brasileiro não pode sucumbir diante do crime organizado. E a ferramenta que nós temos para isso é a capacitação, a integração entre as instituições e, sobretudo, o conhecimento”, defendeu Antonio Sergio Cordeiro Piedade na abertura do curso.

O comandante-geral da PMMT também destacou a importância do aperfeiçoamento dos agentes do Gaeco e das forças de segurança em Mato Grosso, bem como da integração entre as instituições. “Precisamos nos unir e o Gaeco nos mostra isso, uma força-tarefa permanente constituída por diversas instituições que, somente este ano, deflagrou 16 grandes operações de combate ao crime organizado. Temos que ter mais cursos, capacitações para melhorar a nossa atuação e contribuir cada vez mais para uma segurança pública de qualidade. O nosso objetivo comum é esse, servir e proteger a sociedade mato-grossense”, disse. 

Saiba mais – Com carga horária de 22 horas-aula, a ação educacional será ministrada na sala de aula do Ceaf, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. O objetivo do curso é capacitar agentes do Gaeco e unidades parceiras a executarem pesquisas e coletas em fontes abertas, que possam ser utilizadas no âmbito de inteligência e investigação, habilitando os participantes a realizar coleta avançada de dados, bem como a fazer o processamento e análise dos mesmos. 

O Gaeco é uma força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.   

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora