Connect with us

Diamantino

Diamantino sedia Oficina de Planejamento Regional Integrado da Saúde

Publicado

em

O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Marinêze Meira, participaram da abertura da Oficina de Planejamento Regional Integrado (PRI) da Macrorregião Centro Noroeste. O evento aconteceu nesta terça-feira (24.10) e segue até a quinta-feira (26.10) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Ao todo, participam da oficina 24 municípios e o evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), por meio do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino. Durante três dias de evento, será elaborado e planejado ações de melhoria voltadas à saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Planejamento Regional Integrado (PRI) tem como parte do processo de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a ser realizado no âmbito das macrorregionais de Saúde, cujo produto será o Plano Macrorregional, que servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde.

O Prefeito de Diamantino, que também é médico, Dr. Manoel Loureiro, falou da importância da oficina e a honra de receber em Diamantino os representantes dos municípios do Centro Noroeste.

“É com muita honra que participo hoje dessa oficina, essa é uma ação que eu não poderia deixar de estar presente, uma vez que deste encontro serão elaborados um conjunto de ações para melhoria do nosso sistema de saúde.”

A Secretária Municipal de Saúde, Marinêze Meira, reforçou a importância da oficina e a colaboração das regiões unidas para aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos debates.

“Esse é um momento importante em que discutimos os desafios da nossa rede de saúde e a partir disso poderemos organizar da melhor forma para atender a nossa população. Agradeço a todos os representantes dos municípios presentes aqui.”

Na abertura, os participantes puderam assistir uma apresentação do Grupo Cultura Show e do Grupo de Siriri Diamantes do Cerrado.

A Diretora do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Sandra Regina, falou da relevância do evento e os reflexos positivos ao Sistema Único de Saúde.

“Durante estes três dias estamos reunidos para trabalhar o Planejamento Regional Integrado com os 24 municípios da região centro noroeste. Construiremos propostas que vão atender nossa população, melhorando os serviços do SUS.”

A superintendente de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde, Siriana Maria, falou sobre esse momento das regiões reunidas para elaboração e planejamento das ações para a saúde de Mato Grosso.

“Esse planejamento é bastante esperado por todos nós que somos do SUS, porque ele traz uma forma ascendente de planejamento que vem dos municípios, quais são as necessidades mais eminentes e reúne técnicos, gestores e demais instituições para que possamos planejar as ações de saúde.”

Além do Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, Secretária Municipal de Saúde, Marinêze Meira, participaram os secretários de Administração, Edvaldo Carnaúba, Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva, Diretora do Escritório de Saúde de Tangará da Serra, Flavia Pizolio, Diretor do Escritório de Saúde de Juína, Humberto Nogueira, Representante do Núcleo de Gestão Estratégico para Resultado da SES, Glória Maria da Silva, Superintendente do Ministério da Saúde, Altir Peruzzo e demais autoridades e servidores.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora