Connect with us

Diamantino

Diamantino sedia I encontro da região centro norte Mato-grossense sobre Práticas Integrativas

Publicado

em

O município de Diamantino está sediando o “I encontro da região centro norte Mato-grossense de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS)”. O evento é realizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde e Escritório Regional de Saúde da região centro norte em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), e acontece de 18 a 20 de abril.

As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) são uma alternativa de tratamento que utiliza métodos terapêuticos, voltados para prevenir diversas doenças. Ao todo, são 29 procedimentos de Práticas Integrativas, instituídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como: meditação, aromaterapia, reiki, dança circular, entre outras práticas.

A enfermeira do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Alyne Vanni, falou do objetivo desse primeiro encontro, e a iniciativa da implementação das Práticas Integrativas no município.

“Esse primeiro encontro é uma parceria nossa com a SES e surgiu por meio de uma reunião, no sentido de buscar aprimorar o diagnóstico situacional de como estão os municípios da regional com relação às Práticas Integrativas. É com muita felicidade que estamos realizando esse evento durante estes três dias. Pretendemos implantar as práticas em todas às unidades de saúde”, destacou Alyne.

As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) não substituem o tratamento tradicional, no entanto, são um complemento e um adicional para o tratamento do paciente. Os métodos das Práticas Integrativas são indicados por um profissional da saúde conforme as necessidades de cada caso.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Rosiene Pires, destacou a iniciativa e parabenizou o município de Diamantino pelo evento.

“É um momento bastante motivador em que a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem até Diamantino mobilizar e incentivar os profissionais da saúde, bem como levar até os munícipes às Práticas Integrativas Complementares em Saúde. Em nome da SES/MT eu gostaria de parabenizar Diamantino por sediar este primeiro encontro”, ressaltou Rosiene.

O município de Diamantino já conta com algumas iniciativas e Práticas Integrativas, conforme lembra a enfermeira do município, Chaveri Berbel, ela reforça ainda a importância desses métodos. “As PICS são um apoio na promoção à saúde, uma vez que ajudam a levar uma melhora para a saúde da pessoa, utilizando tecnologias leves e de baixo custo, mas de grande resposta”.

Camila Vieira, farmacêutica da cidade de Rosário Oeste, participou do evento e falou da importância desse primeiro encontro da região centro norte.

“Hoje eu vim a esse primeiro encontro buscar conhecimento e aprender um pouco mais com Diamantino e as demais cidades presentes. Em Rosário Oeste já existe uma Prática Integrativa e buscamos expandir ainda mais, pois esses métodos ajudam na saúde dos pacientes”, comentou.

Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras, troca de experiências e relatos entre os municípios, além de visita técnica ao Centro de Atenção Psicossocial de Diamantino.

Além do município de Diamantino, faz parte da região centro norte as cidades: Alto Paraguai, Nobres, Nortelândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Fé e emoção na abertura da Percorrida da Bandeira 2024 em Diamantino

Publicado

em

Por

A programação da Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição 2024 teve início no sábado (23.11) pela Câmara de Vereadores de Diamantino, uma tradição bicentenária que continua viva na cultura diamantinense.

A Percorrida da Bandeira reuniu devotos da padroeira da Paróquia de Diamantino e foi marcada por muita fé e emoção.

Raquel Ferreira, secretária municipal de Cultura e Turismo, convida todos os munícipes para participarem do evento. “Um momento histórico, cultural, religioso, que antecede o Dia da Imaculada Conceição celebrado no dia 8 de dezembro. Todos são muito bem-vindos!”

ITINERÁRIO:

30/11: Início na Av. Conceição – Bairro São Benedito (Residência do Prefeito Dr. Manoel. Término na rua Almirante Batista das Neves.

07/12: Início na rua João Pessoa, Bairro Jardim Guaraná (residência da Senhora Donata Glorinha), finalizando nas proximidades da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

08/12: Dia da Imaculada Conceição (feriado Municipal), não haverá percorrida. Os devotos entrarão na Missa com a bandeira em alusão ao dia da Padroeira da Cidade.

Toda a comunidade está convidada.

Sobre Imaculada Conceição

Durante toda a sua vida terrena, Maria foi livre da mancha do pecado. Essa verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. “Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’” (Lucas 1,28). Muitos padres e doutores da Igreja Oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura do que os anjos.

A Repulsa

A Igreja Ocidental, que sempre amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Não por repulsa a Nossa Senhora, mas para conservar a doutrina da redenção operada por Cristo em favor de todos.

A Comprovação Teológica

Em 1304, o Papa Bento XI reuniu, na Universidade de Paris, uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

O Calendário Romano

Rapidamente, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzida no calendário romano. José de Anchieta foi o apóstolo que propagou essa doutrina no Brasil. Desde o início de sua colonização, dedicou igrejas a esse ministério.

A Medalha

A própria Virgem Maria apareceu, em 1830, a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Esta medalha, anunciada em todo o mundo, possibilitou a devoção a Maria Imaculada, induzindo os bispos a solicitarem ao Papa a definição do dogma, que já era vivenciado entre os cristãos.

O Dogma

Sendo assim, no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A Confirmação

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Sua oração

“Mãezinha, fostes concebida sem a mancha do pecado, mas para além desse dom sobrenatural sob seguir o Cristo de modo perfeito, conceda a nós a força para vencer os pecados e nos tornarmos cada vez mais a imagem e semelhança de seu Filho Jesus. Amém.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora