A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu a 3ª Conferência Municipal de Cultura na terça-feira (03.10). O encontro aconteceu no auditório do Seminário Menor Diocesano Jesus, o Bom Pastor e contou com a participação dos produtores culturais de Diamantino, Secretaria Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT), Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso (MinC) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diamantino (CMDCA).
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, o encontro teve como objetivo dialogar com os setores culturais e estabelecer melhorias através do desenvolvimento de propostas que fomentem a cultura no município. Durante o evento também ocorreu a eleição de dois membros, sociedade civil e integrante do setor público, para representar Diamantino e levar as propostas definidas para as conferências estaduais e nacionais.
Com o tema central “Democracia e Direito à Cultura”, os participantes dividiram-se em grupos e foram responsáveis por apresentar propostas em cada eixo indicado, sendo alguns deles: institucionalização, marcos legais, identidade, patrimônio, economia criativa, sustentabilidade, linguagens digitais e diversidade cultural.
A secretária de Cultura e Turismo, Raquel Pinho, destacou a importância da conferência para preservação cultural do município.
“Através desse encontro elegemos os delegados que defenderão nossas demandas nas conferências estaduais e nacionais, sendo possível trazer recursos financeiros para realizar mais projetos que incentivem a cultura do nosso município. Fazemos um extenso trabalho na cidade, ao exemplo do grupo de Siriri Diamantes do Cerrado e o grupo de música popular brasileira Cultura Show, e ter mais bases de apoio a essas ações é extremamente relevante.”
Representando o prefeito, o secretário de Administração, Edvaldo Carnaúba, reforçou o compromisso da gestão no resgate da cultura diamantinense e destacou como as novas políticas nacionais vêm para complementar o trabalho que já é realizado na cidade.
“Nosso município é rico em cultura, são 295 anos de história que precisam continuar a ser valorizados. É por isso que estamos revitalizando o Centro Histórico, aproximando a juventude das nossas raízes com o grupo de Siriri ‘Diamantes do Cerrado’ e da música popular brasileira com o ‘Cultura Show’, além de realizarmos oficinas com viola de cocho e muito mais. A conferência vem para nos organizarmos ainda mais como um polo cultural do estado.”
A coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia Viana, citou a participação da pasta na conferência e os benefícios de uma sociedade mais organizada.
“A nova medida adotada pelo Ministério da Cultura em instalar um escritório no Mato Grosso vem para acompanhar e orientar as realizações das políticas culturais do estado. Essa aproximação também impacta os municípios que precisam desse acolhimento e estando mais perto temos uma comunicação efetiva e ágil. Desta forma conseguimos abraçar populações mais distantes e efetivamente fazer a diferença.”
O presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais, Dj Taba, evidenciou o papel dos processos públicos atrelados ao turismo para o crescimento e desenvolvimento da economia.
“Uma cidade com uma rica história e que é referência para nosso estado, Diamantino está de parabéns pela secretaria que é voltada a cultura e o turismo local. A equipe vem trabalhando em atividades que resgatam a cultura do município e não tenho dúvidas que cada vez mais turistas e empresas serão atraídos para o Diamantino.”
Taba ainda comentou sobre o impacto positivo das ações no comércio. “Esse olhar voltado à economia criativa está de parabéns, desde hotéis a farmácias, acreditamos que todos estão tendo a oportunidade de aumento renda e de novas oportunidades no mercado.”
O coordenador de Gestão do Sistema Estadual de Cultura, Lauro Victor, falou sobre o objetivo da pasta na regulamentação do município através das conferências.
“Nosso propósito através dos encontros é fazer com os recursos cheguem aos artistas pois eles são os grandes fazedores de cultura e às vezes o desenvolvimento da cultura local fica totalmente dependente da receita municipal. Desta forma estamos trabalhando em parceria com os municípios para mudar este cenário e através dos editais estaremos aplicando os recursos que vem do oriundos do estado e do governo.”
O consultor do projeto “Giral Cultural Mato Grosso”, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura e Assembléia Legislativa, Romulo Fraga, comentou sobre a atuação junto às conferências.
“Orientamos os municípios quanto às diretrizes para realização da conferência e durante a mesma, acompanhamos e damos o suporte. Nesses encontros cada município tem a oportunidade de gerar propostas que serão levadas para etapa estadual através de seus representantes e consequentemente para a etapa nacional. Assim integrando cada município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) que visa beneficiar mais e mais a população através dos recursos como a Lei Paulo Gustavo.”
O professor de música, que trabalha com produção cultural há 20 anos, Welinton de Morais, avaliou o encontro como uma oportunidade para o setor e comentou sua expectativa.
“Foi muito importante esse encontro, onde nós produtores culturais, pudemos acompanhar esse marco em Diamantino e também participar dos grupos sugerindo as propostas e melhorias que serão levadas para a Conferência Estadual. Por meio disso, valorizamos ainda mais nosso setor, trazendo mais oportunidades para nossa região.”
Também estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva, membros do Conselho Municipal de Cultura e demais equipes da prefeitura.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT