Connect with us

Diamantino

Diamantino promove a 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Publicado

em

Em 30 de abril de 2024, o Conselho de Saúde municipal de Diamantino (CMS), com o apoio da Secretaria de Saúde do município, realizará a 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CMGTES). O evento terá como tema central: Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.

A 1ª CMGTES em Diamantino é um evento inédito no município, com o objetivo de fortalecer o controle social e valorizar os profissionais da saúde. Vamos explorar alguns dos detalhes dessa conferência:

Data e Local A conferência ocorrerá no dia 30 de abril de 2024, na vila do Parecis, e será aberta ao público.

Democracia, Controle Social e Equidade : Será debatido o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.

Trabalho Digno e Democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.

– Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Saúde: Focando no cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer.

– Etapa Estadual e Nacional: Após a conferência, está prevista a realização da etapa estadual entre os dias 10 e 12 de junho de 2024, seguida pela etapa nacional de 10 a 13 de dezembro.

A iniciativa é fundamental para promover discussões relevantes sobre saúde pública e fortalecer a participação da sociedade na construção de políticas voltadas para os trabalhadores da saúde.

Esta é a primeira vez que Diamantino promove essa conferência, que já está em sua quarta edição em nível nacional.

Para o Conselho de Saúde, a conferência representa uma oportunidade para a sociedade participar das discussões relacionadas à saúde pública.

Para mais informações, consulte o documento orientador da conferência.

https://conselho.saude.gov.br/images/4cngtes/Documento_orientador_4C GTES.pdf

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora