Connect with us

Diamantino

Diamantino participa pelo segundo ano consecutivo da FIT Pantanal 2024

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou pelo 2° ano consecutivo da Feira Internacional de Turismo do Pantanal. O evento neste ano foi realizado de 30 de maio a 02 de junho, na capital do Estado de Mato Grosso e que em sua edição anterior atraiu mais de 100 mil visitantes.

De acordo com a pasta, a feira promove e valoriza o potencial turístico do Estado a nível nacional e internacional. O momento em que o setor está voltado para Mato Grosso e se tornou uma oportunidade para expor as potencialidades de Diamantino para milhares de visitantes e corporações.

Na edição de 2024, a Secretaria de Cultura e Turismo apresentou a maquete em 3D do Projeto (RE)VIVA! Diamantino, uma iniciativa de revitalização do centro histórico do município. Onde cinco edifícios e a praça central serão restaurados, sendo eles: Casa do Sabor, Casa do Cerrado, Biblioteca Parque, Casa Dos Viajantes e Casa Velha Guarda.

A secretária da pasta, Raquel Pinho, destacou a importância do projeto para o município que atua na preservação, valorização e resgate dos espaços históricos do município e a oportunidade de apresentar a iniciativa na maior feira de turismo do Centro Oeste.

“O projeto investe na reestruturação do centro histórico, impulsionando a economia local através do resgate da nossa história. A feira é uma oportunidade de levar todo o nosso potencial onde Diamantino recebe a atenção a nível nacional e internacional ao participar da FIT Pantanal.”

Além dos estandes, o evento também promove a comercialização de produtos e serviços turísticos e neste ano a Fundação Cultura de Diamantino levou para feira, os produtos artesanais confeccionados a mão pelos artesãos e artistas locais.

O representante da fundação, Flávio Vinícius, contou como foi o preparo para participar do evento e a emoção de expor os produtos confeccionados pelos artesãos.

“Estamos desde o início do ano confeccionando produtos artesanais para expor na feira e com o apoio dos artesãos locais, levamos diversas peças que contam a história de Diamantino como é o caso do nosso Licor de Leite que é servido nas tradicionais festas religiosas.”

Ele ainda completou: “É uma emoção muito grande de reconhecimento, ver que nossa arte está sendo exibida e comprada por pessoas de todo o lugar.”

Participaram também, o coordenador municipal de Turismo, Sidney Cerdeira, e o coordenador municipal de Cultura, Agliuço Santos.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Alunos da Castorina Sabo vencem a IV Olimpíada de Matemática da Unemat

Publicado

em

Por

Alunos da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes conquistam a 1ª e a 2ª colocação na IV Olimpíada de Matemática da Unemat. A premiação foi entregue em cerimônia realizada dia 21 de novembro no auditório da faculdade. A competição reuniu mais de 1600 estudantes de 14 escolas públicas do município e premiou os melhores colocados com certificados, medalhas e brindes.

O evento, coordenado pelo professor Dr. Diego Piasson, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus de Barra do Bugres, é uma iniciativa do Programa de Extensão “Olimpíada de Matemática da UNEMAT”. Desde 2016, o programa promove a realização de competições de Matemática em diferentes municípios de Mato Grosso, incentivando o aprendizado e a descoberta de novos talentos na área.

A quarta edição em Diamantino contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Educação (DRE), além do envolvimento direto de 35 professores da educação básica e 14 escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental e Médio.

A cerimônia de premiação teve um dispositivo de abertura composto por representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal e DRE, além de diretores escolares e do coordenador da Olimpíada, professor Diego Piasson. Durante as falas, autoridades ressaltaram a importância do projeto para o fortalecimento da educação pública e a construção de parcerias entre instituições como a UNEMAT, as escolas e os órgãos educacionais.

Os estudantes premiados representaram um grande exemplo de dedicação e superação. Para o professor Diego Piasson, a Olímpiada vai além de uma simples competição, “é uma forma de despertar o potencial matemático dos estudantes e fortalecer a educação básica em nosso estado. Ver o engajamento das escolas e o entusiasmo dos alunos é extremamente gratificante.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora