Connect with us

Diamantino

Diamantino participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Publicado

em

O município de Diamantino participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”, acontece entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília-DF e é realizado pelo Ministério da Cultura.

O evento reúne diversos agentes de todo o Brasil para trocar experiências e debater políticas públicas.

Estão presentes representando Diamantino os servidores da secretaria municipal de Cultura e Turismo, Mylene Paese e Agliuço Santos, ambos foram eleitos delegados na conferência estadual que aconteceu na capital de Mato Grosso, Cuiabá.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Raquel Pinho, destacou a importância da participação de Diamantino nesse momento que é de discutir e construir a política cultural de forma colaborativa.

“Esse é um momento importante em que a gestão municipal de Diamantino está presente, colaborando também na elaboração das políticas a nível nacional. A conferência que reúne diversos representantes do Brasil todo, promoverá reflexões críticas fortalecendo os direitos culturais do país gerando bons frutos.”

A etapa nacional vai debater seis eixos indicados pelo Ministério da Cultura, sendo eles: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Etapa estadual

Os servidores da secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Diamantino participaram da 5ª Conferência Estadual de Cultura de Mato Grosso que aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubto em Cuiabá-MT e apresentaram propostas efetivas de estratégias e iniciativas para o desenvolvimento da política cultural do estado.

As propostas apresentadas por Diamantino foram discutidas e elaboradas durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura em Diamantino, sendo proposto eixos voltados ao patrimônio histórico, cartilha orientativa para plano municipal, biblioteca, diversidade, entre outras propostas.

No local, foram eleitos os representantes de Diamantino para serem delegados na conferência nacional.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora