O município de Diamantino participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”, acontece entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília-DF e é realizado pelo Ministério da Cultura.
O evento reúne diversos agentes de todo o Brasil para trocar experiências e debater políticas públicas.
Estão presentes representando Diamantino os servidores da secretaria municipal de Cultura e Turismo, Mylene Paese e Agliuço Santos, ambos foram eleitos delegados na conferência estadual que aconteceu na capital de Mato Grosso, Cuiabá.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Raquel Pinho, destacou a importância da participação de Diamantino nesse momento que é de discutir e construir a política cultural de forma colaborativa.
“Esse é um momento importante em que a gestão municipal de Diamantino está presente, colaborando também na elaboração das políticas a nível nacional. A conferência que reúne diversos representantes do Brasil todo, promoverá reflexões críticas fortalecendo os direitos culturais do país gerando bons frutos.”
A etapa nacional vai debater seis eixos indicados pelo Ministério da Cultura, sendo eles: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Etapa estadual
Os servidores da secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Diamantino participaram da 5ª Conferência Estadual de Cultura de Mato Grosso que aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubto em Cuiabá-MT e apresentaram propostas efetivas de estratégias e iniciativas para o desenvolvimento da política cultural do estado.
As propostas apresentadas por Diamantino foram discutidas e elaboradas durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura em Diamantino, sendo proposto eixos voltados ao patrimônio histórico, cartilha orientativa para plano municipal, biblioteca, diversidade, entre outras propostas.
No local, foram eleitos os representantes de Diamantino para serem delegados na conferência nacional.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT