Connect with us

Diamantino

Diamantino inaugura a terceira unidade do SEST SENAT de Mato Grosso

Publicado

em

O Prefeito, Dr. Manoel Loureiro, participou neste sábado (09.12) da inauguração da nova unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) em Diamantino. O valor do investimento na instalação é de cerca de R$ 17 milhões e está localizado na Avenida Ministro Gilmar Ferreira, Bairro Novo Diamantino.

O chefe do executivo municipal acompanhou a comitiva que contou com a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; do Senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes; do Governador de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta; da Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart e demais autoridades nacionais, estaduais e municipais.

De acordo com a instituição, essa nova estrutura será mais ampla, moderna e eficiente, oferecendo novos serviços, dentre eles estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, sendo uma tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia, de nutrição, de odontologia e de fisioterapia.

A capacidade é de mais de 53 mil atendimentos por ano para os trabalhadores do transporte, os seus familiares e a comunidade em geral. Ainda de acordo com a instituição, os atendimentos serão gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.

O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, falou sobre a importância de um espaço que auxilie o poder público na prestação de serviços de qualificação profissional e saúde oferecidos à comunidade.

“Essa é a terceira unidade que o Estado está recebendo, então sabemos que com ela vem mais responsabilidades. Desta forma, destaco que a Prefeitura de Diamantino, que já doou o terreno, também será parceira nas ações. A unidade é destinada a oferecer cursos de qualificação para profissionais do transporte, além de auxílio nas áreas de psicologia, de nutrição e odontológica. É uma honra poder estar aqui entregando essa unidade para o município.”

O chefe do executivo ainda agradeceu ao ministro Gilmar Mendes pelo apoio a implantação da unidade no município. “Diamantino é sempre lembrado. Em nome do ministro Gilmar Mendes digo que é uma honra poder estar aqui com essas grandes autoridades fazendo uma entrega que será muito benéfica para os diamantinenses.”

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirmou que com a inauguração da nova unidade em Diamantino, a instituição reforça o seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa.

“Onde há mercado transportador, existe o SEST SENAT. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e isso será facilitado com mais uma unidade no estado de Mato Grosso, dessa vem em Diamantino.”

A nova estrutura tem 1.889 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula, com capacidade para 25 alunos cada; e uma sala de treinamento da EaD, com capacidade para 18 alunos.

Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios.

Homenagem

A nova unidade recebe o nome de Eduardo Capistrano de Oliveira, ex-prefeito de Diamantino (MT) entre 2017 e 2020, falecido em 2021. Na inauguração, ele foi representado pelo pai, Erival Capistrano de Oliveira.

Primogênito em uma família de três irmãos, Eduardo era formado em direito pela Universidade de Cuiabá e especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Fundação Escola Ministério Público; e em Direito Notarial e Registral pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Londrina.

Eduardo Capistrano era advogado e atuou na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) como delegado da Caixa de Assistência dos Advogados.

Casado com Suzana Dalmolin Capistrano, médica dentista de 35 anos e deixou três filhos: Gabriel, Benício e Ravi.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora